Ícone do site Suno Notícias

Facebook diz que atualização da Apple afetará publicidade digital

Facebook (FBOK34) planeja conectar EUA e Indonésia com cabos submarinos

Facebook

O Facebook (NASDAQ: FB) informou nesta quarta-feira (26) que a nova atualização do iPhone afetará sua publicidade digital. As mudanças nas configurações de privacidade que a Apple (NASDAQ: AAPL) implementou em seu mais novo sistema operacional prejudicarão a capacidade do gigante da mídia social de direcionar seus anúncios aos usuários do dispositivo enquanto eles usam aplicativos externos.

Segundo o anúncio, que o Facebook fez em um comunicado aos desenvolvedores de aplicativos, a atualização afetará seu negócio, chamado Audience Network, que conecta as identidades dos usuários no Facebook com suas atividades fora da plataforma. Isso permite à empresa veicular anúncios em aplicativos fora do Facebook.

As mudanças entrarão em vigor com o novo sistema operacional da Apple para iPhone, chamado iOS14, que foi lançado em versão “beta” para desenvolvedores esta semana.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O anúncio deteriora ainda mais a relação conflitiva entre os dois gigantes da tecnologia, cujos diferentes modelos de negócios levaram à disputa pela demanda mundial. Há muitos anos a Apple, que produz aparelhos vendidos em todo o mundo, critica a operação de coleta de dados que sustenta o enorme negócio de publicidade do Facebook.

Embora o Facebook não divulgue o tamanho do negócio da Audience Network, analistas acreditam que está na casa dos bilhões de dólares. O Facebook anunciou anteriormente que pagou US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 8,4 bilhões) a desenvolvedores e criadores pelo direito de exibir anúncios em suas plataformas em 2018.

“Nossa capacidade de entregar anúncios direcionados no iOS14 será limitada. Como resultado, alguns usuários do iOS14 podem não ver nenhum anúncio da Audience Network, enquanto outros ainda podem ver nossos anúncios, mas serão menos relevantes ”, escreveu a empresa. Apesar dos esforços da empresa para se adaptar, escreveu o Facebook, as mudanças “podem tornar a Audience Network tão ineficaz no iOS14 que pode não fazer sentido oferecê-la no iOS14 no futuro”.

O Facebook disse que as mudanças provavelmente resultariam em ganhos reduzidos para os desenvolvedores “em um momento já difícil para as empresas”, acrescentando que considera a situação ainda incerta por causa da falta de posicionamento por parte da Apple.

Saiba mais: Facebook prorroga programa que doará R$ 14 milhões a pequenas empresas

O Facebook concluiu o comunicado expressando que as mudanças nos dispositivos da Apple devem “ter um impacto de longo alcance no ecossistema de desenvolvedores digitais”.

Sair da versão mobile