Facebook critica o “imposto Apple” cobrado nas plataformas da empresa

O Facebook (NASDAQ: FB) se tornou a última empresa a atacar a Apple (NASDAQ: AAPL) por receber 30% de todas as compras realizadas nos aplicativos. A rede social de Mark Zuckerberg argumentou nesta sexta-feira (14) que as pequenas empresas sofrerão com a decisão do fabricante do iPhone de não renunciar à essas taxas durante a pandemia do coronavírus (covid-19).

A empresa de mídia social disse na sexta-feira que a Apple recusou seu pedido de isenção de uma taxa de comissão para empresas que usam seu novo recurso de transmissão online.

A empresa também disse que a Apple se recusou a permitir que usasse sua própria tecnologia de pagamentos, o Facebook Pay, para processar pagamentos para outras empresas. O Facebook informou que caso essa proposta tivesse sido aceita, não cobraria a taxa.

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“Durante esses tempos em que as empresas estão passando por dificuldades, a Apple exige que aplicativos em iOS [sistema operacional] usem seu sistema de pagamento e cobra uma taxa de 30% nas transações”, disse Fidji Simo, chefe do aplicativo do Facebook.

A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A crítica do Facebook acontece apenas um dia após a Apple e o Google banirem o Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, de suas plataformas de aplicativos em razão de uma disputa com a Epic Games, criadora do jogo. Tradicionalmente, todas as compras realizadas dentro dos aplicativos são taxadas em 30% pelas plataformas.

Isso aumentou a pressão sobre a Apple em um momento em que os reguladores antitruste dos EUA e da Europa já estão investigando alegações de comportamento monopolista por parte da gigante de tecnologia.

A Apple afirmou que não estava tentando exatamente gerar lucros ao aplicar a taxa a essas compras digitais, mas que tinha que fazer cumprir os regulamentos que estão em vigor há uma década. A empresa não aplica a taxa a reservas em coisas do “mundo real”, como casas de aluguel ou aulas de ginástica presenciais.

O Facebook está tentando obrigar a Apple a divulgar suas taxas em todos os eventos online de compras no aplicativo em que a Apple cobrou sua comissão.

“Quando 30 por cento de [uma compra de uma empresa local] for direcionada a. . . [uma] empresa de quase US$ 2 trilhões, essa é uma informação relevante para as pessoas”, disse Simo.

Veja também: Fortnite é banido das plataformas de Apple e Google

“Se a Apple quiser cobrar essa comissão, eles devem ser abertos sobre isso. . . Espero que tudo corra bem, mas veremos nos próximos dias ”, acrescentou ela.

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Daniel Guimarães

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