Eztec (EZTC3) aprova programa de recompra de 5 milhões de ações de emissão própria

O conselho de administração da Eztec (EZTC3) anunciou um programa de recompra de até 5,035 milhões de ações ordinárias de emissão própria.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home-1.png

O prazo para a operação da recompra de ações Eztec é de seis meses, com início na próxima segunda-feira (23), e término em 23 de fevereiro de 2022. A empresa declarou que possui 100,717 milhões de ações em circulação no mercado.

Na visão da empresa, como consta no comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a cotação atual de seus papéis “não reflete o real valor dos seus ativos, combinado com a perspectiva de rentabilidade e geração de resultados futuros”. “A decisão de cancelamento ou alienação das ações mantidas em tesouraria será tomada oportunamente e comunicada ao mercado”, segue a companhia.

O objetivo da Eztec com o programa é de “adquirir ações de emissão da Companhia para manutenção em tesouraria, com o objetivo de aplicar recursos disponíveis da Companhia para maximizar a geração de valor para os acionistas, uma vezque, na visão da administração da Companhia, o valor atual de suas ações não reflete o real valor dos seus ativos combinado com a perspectiva de rentabilidade e geração de resultados futuros”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O destino das ações recompradas, contudo, ainda é incerto. Há duas possibilidades de cenário.

Na primeira, os papéis são cancelados e o acionista termina, proporcionalmente, com uma fatia maior da empresa, o que pode engordar sua contas de dividendos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Na segunda, caso os ativos sigam guardados na tesouraria para uma oferta no futuro, o acionista ganhará apenas após sua venda. Contudo, nessa situação, o ganho de capital fará parte do lucro da empresa, o que também influencia na distribuição de proventos.

Vale frisar que a recompra também pode ter um efeito negativo sob a ótica de investimentos, com o número de papéis em negociação reduzido, cai também a liquidez dos ativos.

Cotação de Eztec

Na sexta (20), último dia de negócios da semana, os papéis da Eztec subiam 2,46%, cotados a R$ 25,81.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno