Ícone do site Suno Notícias

Exportadoras garantem alta de 0,56% ao Ibovespa em meio a turbulências políticas

Exportadoras garantem alta de 0,56% ao Ibovespa em meio a turbulências políticas

Ibovespa (reprodução).

Amparado pelo desempenho positivo da companhias exportadoras, o Ibovespa hoje fechou em leve alta de 0,56%, a 115.718,72 pontos, em meio a turbulência políticas.

O principal índice de ações da Bolsa brasileira desacelerou no final pregão com ruídos oriundos de Brasília, mas assegurou uma performance positiva com respaldo da Vale (VALE3) e siderúrgicas, impulsionadas com uma alta do minério de ferro no exterior.

Os papéis da Petrobras (PETR4) também acompanharam o dia positivo do petróleo, mesmo com o desencalhe do meganavio no Canal de Suez. Segundo o Valor Investe, o mercado está de olho em reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) na semana que deve manter cortes de oferta.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Mais cedo nesta segunda-feira (29), o ministro das Relações Exteriores, Ernesto de Araújo, pediu demissão do cargo, segundo o jornal O Globo. De acordo com o jornal, o ministro justifica a decisão pode estar sendo pressionado pelo Congresso.

Também deixará a equipe ministral do presidente Jair Bolsonaro, Fernando Azevedo e Silva, chefe da pasta de Defesa.

Mas na visão de Marcio Loréga, analista técnico da Ativa Investimentos, “os olhos do mercado estão mais voltados à questão de pandemia e propriamente aos desdobramento com relação à vacinação”, além da questão do Orçamento. “A questão da maquiagem do Orçamento está mexendo muito com o humor do mercado”, destacou o especialista.

Segundo Loréga, os ruídos políticos poderia “fazer um preço se não tivéssemos outras questões com peso maior à frente”. “Há outras pautas que o mercado tá mais atento.”

Destaques corporativos

Embora não componha o Índice Bovespa, as ações da Oi (OIBR3) chamaram a atenção do mercado hoje, subindo cerca de 5,5% após a companhia divulgar um lucro de  R$ 1,79 bilhão entre outubro e dezembro, revertendo prejuízo apurado um ano antes.

Ao site E-Investidor, o presidente da Oi, afirmou que a empresa está cada vez mais reconquistando a confiança dos acionistas e segue para ter um ano ainda mais favorável.

Em teleconferência, o diretor-presidente da operadora disse projetar uma forte geração de caixa de sua unidade de fibra ótica no futuro, a previsão é de que essa situação aconteça a partir de 2024.

Já na Petrobras, o clima fechou com o presidente Roberto Castello Branco demitindo um dos principais executivos da petroleira por um possível insider trading, de acordo com informações publicadas pela revista “Crusoé”.

Cláudio da Costa, gerente-executivo de recursos humanos da companhia, foi desligado após controles internos identificarem, em checagens de rotina, uma venda de ações da Petrobras no auge da crise ocasionada pela decisão de Bolsonaro de tirar Castello Branco do cargo.

Enquanto isso, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição pelo Itaú Unibanco (ITUB4) e AES Tietê Energia (TIET11).

Última cotação do Ibovespa

O Ibovespa hoje seguiu na mesma tendência apresentada na última sessão de sexta-feira (26), quando o índice acionário fechou com uma alta de 0,91%, a 114.780,62 pontos.

Sair da versão mobile