A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer (EMBR3) focada em mobilidade aérea, anunciou seus três primeiros fornecedores para uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Os fornecedores são a BAE System, a DUC Hélice Propellers e a Nidec Aerospace LLC.
A BAE System fornecerá o sistema de armazenamento de energia para a subsidiária da Embraer. A empresa tem mais de 25 anos de experiência no fornecimento de energia elétrica e propulsão para ônibus e outros veículos pesados.
A DUC Hélice Propellers será responsável pela fabricação dos rotores para os oito motores de sustentação e a hélice de cruzeiro.
A empresa, com sede na França, faz análises, projetos, desenvolvimento, fabricação e manutenção de hélices, rotores, ventiladores e outros acessórios aeronáuticos compostos de carbono.
Já a Nidec Aerospace LLC é uma joint venture entre a japonesa Nidec Corporation e a Embraer, que foi lançada ontem.
A empresa desenvolverá o sistema de propulsão elétrica do eVTOL da Eve. A Nidec Corporation é líder mundial na fabricação de motores diversos.
A Eve espera nomear em breve fornecedores adicionais de componentes, incluindo sistemas de controle de voo, aviônica, estrutura aérea e sistemas de gerenciamento de energia.
A subsidiária da Embraer planeja iniciar a montagem do primeiro protótipo do eVTOL durante a segunda metade de 2023, seguido pela campanha de testes em 2024. As primeiras entregas e a entrada em serviço da aeronave estão programadas para 2026.
Cotação das ações da Embraer
Cotação EMBR3
Com Estadão Conteúdo