A Euronext ofereceu US$ 786 milhões (6,79 bilhões de coroas norueguesas) na compra da operadora da bolsa de valores norueguesa, a Oslo Bors.
A oferta foi feita nesta segunda-feira (11). Com isso, a Euronext cobriu o lance inicial do Nasdaq. A empresa ofereceu 158 coroas norueguesas por ação da Oslo Bors, enquanto a Nasdaq ofertou uma proposta de 152 coroas por papel, 4% menor do que rival.
Saiba mais: B3: Vale deixará de integrar índice de sustentabilidade
A disputa entre a Euronext e a Nasdaq desafia o Conselho de administração da Oslo Bors, que recomendava a oferta da Nasdaq. No início do ano, a Euronext tinha 50,5% dos acionistas da bolsa da Noruega. Em fevereiro, a americana possuía 35,2% das ações da operadora norueguesa.
Apesar disso, o presidente da Oslo Bors, Bente Landsnes, disse à “Reuters” que a Nasdaq a conta com apoio do maior acionista, o banco norueguês DNB.
“Conduzimos uma avaliação completa de quem seria o melhor proprietário e defendemos essa posição. Não tivemos mais nenhum contato com a Euronext após o endosso da nossa diretoria à oferta da Nasdaq“, acrescentou Landsnes.
Saiba mais: Presidente da B3 diz que vai “brigar” para que XP faça IPO no Brasil
A Eunonext possui, até agora as bolsas de:
- Amesterdão
- Bruxelas
- Lisboa
- Londres
- Paris
- Dublin
A bolsa de Dublin foi adquirida no início do ano passado.
Já a Nasdaq conta com as bolsas de:
- Estocolmo
- Copenhaga
- Helsínquia
O processo de venda da Oslo Bors deve ser analisado pelo regulador dos mercados noruegueses e pelo ministério das Finanças da Noruega. O processo deve devorar alguns meses. A Euronext tem sede em Paris. A companhia revelou a primeira oferta no final de dezembro, porém conquistou pouco apoio da diretoria da operadora norueguesa.
Notícias Relacionadas