O Euro tem cotação levemente abaixo da paridade com o dólar nesta quinta-feira (25), mantendo-se no seu menor patamar dos últimos 20 anos. Já na segunda (22) a moeda passou a valer US$ 0,99, mesmo patamar de hoje, mostrando a sua desvalorização ante o dólar americano.
A última vez que o Euro ficou abaixo do dólar foi em meados de setembro de 2002 quando, em novembro, ficou cotado a US$ 0,992.
Segundo dados do Google Finance, há queda de 11,6% no Euro ante o dólar somente nos últimos seis meses. Nos últimos 12 meses, a retração fica levemente acima de 15%.
A desvalorização ante o dólar ocorre em um momento de sucessivos indicadores econômicos negativos para o continente.
Na última leitura, referente ao mês de julho, a inflação da Zona do Euro foi recorde, em 8,9% no acumulado dos últimos 12 meses. Na leitura anterior, era de 8,6%.
O relatório da Eurostat também mostra que diversos países ficam acima dessa média. Lituânia e Estônia, por exemplo, mostram índices de 20% e 23%, respectivamente.
Os países do continente que, atualmente, tem inflação abaixo da Zona do Euro são somente seis:
- França (6,8%)
- Malta (6,8%)
- Finlândia (8%)
- Suécia (8,3%)
- Itália (8,4%)
- Alemanha (8,5%)
Esse patamares mostram uma deterioração em relação à inflação de anos anteriores. Na leitura de julho de 2021, a inflação da zona do Euro era de 2,2% no acumulado de 12 meses.
PMI e confiança do consumidor penalizam Euro
Além da inflação recorde, o índice de confiança do consumidor da zona do euro saiu de -27,0 em julho (sendo a sua mínima histórica) para -24,9 na leitura preliminar de agosto, segundo informações da Comissão Europeia, divulgadas na última terça (23).
A expectativas de analistas ouvidos pelo Wall Street Journal era de -28,0.
Já o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro caiu de 49,9 em julho para 49,2 em agosto, segundo dados preliminares da S&P Global, também da terça (23).
Trata-se do menor nível em 18 meses, mostrando uma retração na atividade econômica da zona do Euro.
O índice, vale lembrar, mensura a atividade econômica de setores industrial e de serviços.
De forma isolada, o PMI industrial da zona do Euro caiu de 49,8 para 49,7, sendo o menor patamar dos últimos 26 meses. Já o PMI de serviços do bloco econômico caiu de 51,2 em julho para 50,2 em agosto.
Notícias Relacionadas