EUA estão entrando em período de rápido crescimento e criação de emprego, diz Fed
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (14) que os Estados Unidos estão entrando em um período de rápido crescimento e criação de empregos.
Durante um evento virtual do Clube Econômico de Washington, o dirigente do Fed voltou a dizer que a economia está em um “ponto de inflexão”.
No entanto, o líder do banco central americano alertou para a possibilidade de haver uma nova onda da pandemia, com aumento de infecções, devido às novas variantes do coronavírus, que se disseminam mais rápido. “Os riscos ainda permanecem”, declarou.
Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!
Ao ser questionado sobre o impacto da expansão fiscal do governo Joe Biden na inflação, Powell respondeu que os dirigentes da autoridade monetária “não dão conselhos” ao Congresso e ao governo.
De acordo com ele, o nível atual da dívida pública americana é “bastante sustentável” e a rolagem pode ser feita. No entanto, ele alertou para a trajetória da dívida no longo prazo, que ele classifica como “insustentável”.
Fed: Panorama para economia dos EUA é mais otimista, com avanço da vacinação
O panorama para o futuro da economia dos Estados Unidos é “mais otimista” do que em meses anteriores, impulsionado pela aceleração nas campanhas de vacinação contra a covid-19 no país, aponta avaliação do Livro Bege, publicado pelo Federal Reserve nesta quarta-feira (14).
Segundo o documento do Fed, metade dos distritos afirmou que houve aumento “robusto” na atividade industrial entre fevereiro e abril, apesar dos problemas nas cadeias de fornecimento.
Na maioria da regiões, os bancos citaram um modesto para moderado aumento no empréstimos em geral.
A alta demanda com oferta restrita impulsionou os preços das residências, aponta a avaliação. No setor de construção, a atividade nos segmentos de hotelaria, escritórios e varejo permaneceu fraca.
A atividade agrícola permaneceu praticamente estável durante o período do relatório, enquanto o setor de energia foi misto, já que a produção de carvão caiu, mas as perfurações de petróleo e gás ficaram estáveis, conforme informou o Fed.
Com informações do Estadão Conteúdo