EUA vão aplicar sanções econômicas a países que importarem petróleo do Irã
Em mais um capítulo da tensão geopolítica entre os Estados Unidos e Irã, o presidente americano vai impor sanções a qualquer país que importe petróleo do país do Oriente Médio. O comunicado foi feito nesta sexta-feira (28), pelo enviado especial dos EUA ao Irã, Brian Hook.
“Vamos sancionar quaisquer importações de petróleo bruto do Irã… Agora não há isenções em vigor. Vamos sancionar quaisquer aquisições ilícitas de petróleo bruto iraniano“, disse o enviado especial dos EUA.
Na última segunda-feira (24), Donald Trump oficializou as novas sanções ao Irã. O presidente afirmou que não permitirá que o país do Oriente Médio tenha acesso a armas nucleares. As medidas tem como alvo o líder do supremo, aiatolá Ali Khamenei.
Entenda a tensão geopolítica
Na última quinta-feira (20) o Irã derrubou um drone de vigilância dos EUA. Tanto autoridades americanas quanto iranianas confirmaram a derrubada. No entanto, o país do Oriente Médio afirmou que a aeronave havia violado o espaço aéreo iraniano. Por sua vez, os EUA afirmam que não violou.
Saiba Mais: Estados Unidos atacam sistemas de inteligência do Irã
Dessa forma, o presidente americano havia aprovado ataques militares contra o Irã. Desse modo, o ataque seria uma retaliação pela derrubada. No entanto, minutos antes Trump desistiu afirmando que as consequências seriam “desproporcionais”.
Entretanto, na mesma quinta-feira, os EUA atacaram ciberneticamente o Irã, desligando os computadores responsáveis por lançamento de mísseis e foguetes.
Sanções econômicas
Na última segunda foi imposta novas sanções ao Irã. Dessa forma, o presidente disse que “sanções impostas por meio de ordem executiva vão negar ao líder do supremo e ao escritório do líder do supremo, e àqueles intimamente ligados a ele e ao escritório, o acesso a recursos financeiros essenciais e apoio. O Irã nunca poderá ter uma arma nuclear“.
Saiba Mais: Donald Trump aplica novas sanções econômicas ao Irã
“Impor sanções inúteis ao líder do supremo do Irã e ao chefe da diplomacia iraniana é fechar permanente o caminho da diplomacia. O governo desesperado de Trump está destruindo os mecanismos internacionais para a manutenção da paz e segurança“, disse o porta-voz do Irã em resposta aos EUA.