O número de solicitações do seguro-desemprego nos EUA foi de 4,427 milhões na semana encerrada em 18 de abril. Os dados foram divulgados pelo Departamento do Trabalho americano nesta quinta-feira (23). O pedido deste tipo de auxílio disparou nas últimas semanas, em razão do impacto do coronavírus.
Essa é a primeira vez em cinco semanas que o número de pedidos de seguro-desemprego está abaixo dos cinco milhões. Além disso, as solicitações ficaram abaixo das expectativa dos economistas que apontavam para 4,5 milhões.
Na semana anterior, os pedidos totalizaram 5,24 milhões. Em cinco semanas, o total de pedidos de auxílio-desemprego foi de 26,4 milhões. O recorde foi atingindo na primeira semana de abril, com 6,6 milhões de requisições.
Apesar da queda de mais de 800 mil pedidos em relação às semanas anteriores, os pedidos feitos durante a crise do coronavírus já superaram todos os ganho de emprego desde a crise financeira de 2008.
Parte da economia dos EUA será retomada em agosto
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, afirmou na última quarta-feira (22) durante uma entrevista à Fox Business, que até o final de agosto, grande parte da atividade econômica do país será retomada. As restrições no funcionamento de setores considerados não-essenciais é uma das formas de combate ao coronavírus (covid-19).
Além disso, o Senado dos Estados Unidos aprovou na última terça-feira (21) um pacote de US$484 bilhões que tem como um dos objetivos financiar um programa de empréstimos a pequenas empresas durante o período da pandemia de coronavírus.
Durante a entrevista, Mnuchin salientou “estamos operando sob um ambiente em que vamos abrir partes da economia. E estamos ansiosos para, quando chegarmos no final do verão, termos a maior parte, se não toda, a economia aberta”.
Veja Também: Coronavírus: EUA prepara novo pacote de estímulos de US$ 400 bi
Já o presidente Donald Trump, havia anunciado na última quinta-feira (16), que os governadores poderiam reabrir a economia do país a partir do dia 1 de maio.
O mandatário dos EUA também anunciou um plano não obrigatório, de três etapas para a reabertura do comércio. Em uma coletiva de imprensa disse: “precisamos ter uma economia funcionando. E nós queremos recuperá-la, muito, muito rapidamente. E é isso que vai acontecer”.
Notícias Relacionadas