EUA: Governo e oposição sinalizam avanços nas negociações por novo pacote de estímulos
O impasse partidário do governo dos Estados Unidos a respeito da nova rodada do pacote de estímulos mostrou indícios de avanços nesta quarta-feira (2), com os republicanos afirmando terem visto sinais de que os democratas buscavam um acordo.
Segundo Mitch McConnell, o líder da maioria no Senado, os líderes oposicionistas “sinalizaram uma nova disposição para se engajar de boa fé” e chegar a um acordo sobre um novo pacote de estímulos.
Na noite da última segunda-feira (30), a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, enviaram a McConnell uma nova proposta de alívio fiscal.
Líder da maioria na Câmara, Steny Hoyer expressou otimismo, ressaltando que nos próximos dias, “seremos capazes de chegar a um acordo sobre um projeto de lei que responda a essas grandes crises, pelo menos no curto prazo “.
Diante disso, Hoyer informou ter conversado com McConnell e que os dois concordaram que a legislação deveria ser apresentada antes do final da próxima semana.
Além disso, os democratas haviam se unido anteriormente em torno de um projeto de lei de US$ 2,4 trilhões aprovado na Câmara, que contém medidas que incluem financiamento para governos estaduais e locais e apoio alimentar, entre outros.
No entanto, na última terça-feira (1), um novo grupo bipartidário revelou uma proposta de alívio de curto prazo de US$ 908 bilhões, que segundo o grupo, tem como finalidade ajudar o país a sobreviver à crise gerada pela pandemia do coronavírus (covid-19), que vem avançando no território norte-americano.
EUA: Governadores pedem novo pacote de estímulos à economia
Governadores nos EUA estão se unindo para pedir que a Casa Branca e o Congresso aprovem um novo pacote de estímulos à economia do País para apoiar pequenas empresas frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), segundo informou o ‘Dow Jones Newswires’ na última quinta-feira (26).
Vale destacar que os EUA aprovaram um pacote de estímulos no início do ano, entretanto, o prazo termina em dezembro e os recursos já estão chegando ao fim.
A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, salientou que “nossos recursos são limitados, assim como em todos os Estados do país”. “E é por isso que esse estímulo é tão importante”, completou a democrata.
Nesse sentido governadores do País pedem que democratas e republicanos se entendam no congresso para que seja aprovado o novo pacote de estímulos.
Com informações do Estadão Conteúdo