Ícone do site Suno Notícias

EUA tem crescimento de PIB com taxa de 6,4% ao ano, diz nova revisão

PIB dos Estados Unidos desacelera no 3º trimestre

Bandeira dos Estados Unidos. Foto: Pixabay

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu a uma taxa anualizada de 6,4% no primeiro trimestre de 2021, confirmando estimativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam crescimento de 6,6% no mesmo período.

A revisão dos dados dos EUA foi divulgada nesta quinta-feira (27), pelo Departamento do Comércio do país.

Apenas os gastos com consumo, que respondem por cerca de 70% do PIB americano, saltaram 11,3% no primeiro trimestre deste ano. Originalmente, a alta havia sido calculada em 10,7%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 3,7% entre janeiro e março. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 2,5% no mesmo intervalo. Há um mês, as estimativas eram de acréscimos de 3,5% do PCE e de 2,3% do núcleo. (Com informações da Dow Jones Newswires).

EUA teve números de desemprego abaixo do previsto

O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caiu 38 mil na semana encerrada em 22 de maio, a 406 mil, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho americano.

A redução foi maior que a esperada por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 425 mil solicitações.

O total de pedidos da semana anterior não sofreu revisão, mantendo em 444 mil. Já o número de pedidos continuados teve queda de 96 mil na semana encerrada em 15 de maio, a 3,642 milhões. Esse indicador é divulgado com uma semana de atraso. (Com informações de Dow Jones Newswires).

 

Mercado americano reage

Após a divulgação dos números de desemprego, que vieram mais otimistas do que o esperado, as bolsas americanas reagem bem. A que mais sobe é a Dow Jones (DJIA), que registra alta de 0,35% após a divulgação dos dados.

O mercado europeu também apresenta certo otimismo, com o Stoxx 600 – índice que abrange diversas empresas do continente – com alta de 0,27%

Além disso, também nos EUA, o S&P 500 registra alta de 0,21% enquanto a Nasdaq apresenta avanço positivo de 0,18%.

As informações são do Jornal O Estado de S. Paulo

Sair da versão mobile