A tensão entre EUA e China teve um novo capítulo. O governo chinês denunciou nesta terça-feira, 2 de outubro, a entrada ilegal de embarcações militares no Mar do Sul da China.
“O destroier de mísseis teleguiados USS Decatur entrou em águas de ilhas e recifes chineses do Mar do Sul da China no dia 30 de setembro”, falou Wu Qian, porta-voz do Ministério Nacional de Defesa, em comunicado sobre o acontecimento.
O comunicado ainda adverte sobre possíveis efeitos que a invasão pode causar.
“Os EUA enviaram navios de guerra a águas próximas às ilhas e recifes chineses do Mar do Sul de China várias vezes, o que representa uma grave ameaça para a soberania e a segurança da China, prejudicando de forma severa as relações entre os dois Exércitos e minando significativamente a paz e a estabilidade regional”.
O ocorrido vem em um dos momentos mais complicados na relação entre as duas maiores potências econômicas do mundo.
Muito pela “guerra comercial” que o presidente estadunidense Donald Trump iniciou no início do ano, através da política “American First. Uma forma de combater o produtos “made in China”.
Algo que estremeceu a relação entre EUA e China. Fato que pode afetar a economia do planeta. E que vem deixado o mercado em passo de espera.
Notícias Relacionadas