A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse, nesta terça-feira (27), que a Casa Branca está “entusiasmada” e “confiante” sobre a possibilidade de um acordo entre democratas e republicanos quanto ao pacote de infraestrutura nos EUA.
Um grupo de parlamentares dos EUA negocia uma proposta no valor de cerca de US$ 1 trilhão (cerca de US$ 5,18 trilhões), mas as discussões enfrentam impasse em meio a discordâncias quanto aos montantes de recursos para cada área.
Hoje, o presidente estadunidense, Joe Biden, se encontrou com a senadora governista Kristen Sinema, que participa das conversas. “Eles estão alinhados sobre o caminho a seguir”, afirmou Psaki, em entrevista coletiva.
Questionada sobre a decisão do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de voltar a recomendar que vacinados usem máscara em espaços públicos em áreas de alta transmissão da Covid-19, a porta-voz explicou que essas definições são feitas com base em dados que mudam constantemente.
“Ainda estamos em guerra contra o vírus”, ressaltou.
Psaki destacou ainda que a variante Delta torna a situação distinta da observada no início do ano. “O que não mudou é que as pessoas vacinadas ainda dispõem de grande nível de proteção contra complicações da doença, internações e morte”, pontuou.
Líder democrata dos EUA acredita em acordo
Chuck Schumer, líder da maioria democrata no Senado, afirmou hoje que os parlamentares estão avançando nas negociações sobre o pacote bipartidário de investimentos em infraestrutura.
“Estamos fazendo bons avanços nos dois caminhos: no bipartidário de infraestrutura e na resolução de orçamento com reconciliação”, afirmou, em referência ao dispositivo parlamentar que permite que pautas relativas ao orçamento sejam aprovadas por maioria simples.
“Os senadores devem se preparar para trabalhar ao longo do fim de semana, a fim de terminar o projeto de lei”, comentou Schumer. A expectativa do líder é que o pacote seja debatido no Senado dos EUA na próxima semana.
(Com informações do Estadão Conteúdo)
Notícias Relacionadas