Ícone do site Suno Notícias

EUA: S&P rebaixa nota de bancos seguindo toada de cautela

EUA cpi economia americana

EUA - Foto: Sasirin Pamai/ Canva

Após a Moody’s cortar a nota de bancos dos Estados Unidos (EUA) e ter movimentado o mercado, agora a S&P Global ratings tomou a mesma decisão.

A agência de risco destacou uma combinação de pressões e reduziu seu rating para os seguintes bancos dos EUA: KeyCorp, Comerica, Valley National Bancorp, UMB Financial e Associated Banc-Corp, River City Bank e S&T Bank.

“O declínio nos depósitos comprimiu a liquidez de muitos bancos, enquanto o valor dos seus títulos — que constituem uma grande parte da liquidez — caiu”, destacou a S&P Ratings.

Segundo os especialistas da casa, muitos correntistas “transferiram seus fundos para contas com juros mais elevados, aumentando os custos de financiamento dos bancos”.

Além disso, em nota, a S&P Global Ratings destacou que ainda pode cortar mais notas de outros bancos.

“Embora muitos indicadores de qualidade dos ativos ainda pareçam benignos, as taxas mais elevadas pressionam os tomadores de empréstimos”, diz a S&P.

“Bancos com exposições significativas a imóveis comerciais, especialmente em empréstimos para escritórios, poderão enfrentar algumas das maiores tensões”, completa.

Veja corte da Moody’s em bancos dos EUA

A agência de classificação de risco internacional Moody’s rebaixou ratings de dez bancos regionais dos Estados Unidos no dia 7.

Além disso, ela também comunicou que outras seis instituições estavam com notas sendo revisadas, diante de lucros menores e maiores custos de financiamento.

Entre os bancos que tiveram seus ratings cortados estão M&T Bank, Pinnacle Financial Partners e Commerce Bancshares. Os cortes foram todos de uma nota e os bancos seguiam com grau de investimento.

Além das dez instituições que foram rebaixadas, a Moody’s ainda está analisando outros seis bancos, e deu uma perspectiva negativa a outros 11 bancos dos EUA. Entre os que estão sendo revisados estão Bank of New York Mellon, Northern Trust, State Street e US Bancorp.

Sair da versão mobile