Estados Unidos apresenta a menor taxa de desemprego desde 1969
O Payroll – índice que mede a criação de vagas nos Estados Unidos- desacelerou no mês de setembro e foi menor do que os analistas esperavam. A justificativa do Departamento de Trabalho foi que fenômenos naturais, como o furacão Florence, que afetou a região das Carolinas, declinou o setor de varejo. Entretanto, a boa notícia foi que o desemprego apresentou a menor porcentagem desde 1969, 3,7%.
O relatório mensal do divulgado hoje, evidencia um aumento dos salários fazendo com que o Fed possa repensar na sua constante subida nas taxa de juros que ocorrem desde o fim do ano passado.
Segundo o Departamento do Trabalho, no mês de setembro abriram-se 134 mil postos de trabalho não agrícolas, a menor marca em todo os ano de 2018. Além disso, os dados de julho e agosto foram revisado para cima, com mais 87 mil vagas a mais do que divulgado nos últimos relatórios mensais.
A projeção dos analistas do mercado financeiro era que a economia norte-americana abriria 185 mil novas vagas de trabalho em setembro também queda da inflação de 3,9% para 3,8%.
Nos Estados Unidos, para acompanhar a PEA – População economicamente ativa- o país precisa criar mensalmente 120 mil vagas.