A Espaçolaser (ESPA3) comprou no dia primeiro de abril (1), através da sua subsidiária Corpóreos Serviços Terapêuticos, 18 lojas de sua própria marca por R$ 110 milhões. As unidades estão divididas entre os estados da Bahia, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A movimentação só foi divulgada através de fato relevante nesta segunda-feira (5).
Segundo o documento, a aquisição se deu porque a Espaçolaser possuía uma opção de compra outorgada pelos acionistas minoritários da EL Bahia, que controlava as lojas adquiridas.
“A companhia ressalta que a conclusão de mais essa etapa é passo importante para seu crescimento e desenvolvimento, com a retomada do direito de preferência das regiões da EL Bahia”, afirma a Espaçolaser no documento.
Após IPO, Espaçolaser vai às compras
Antes dessa aquisição, a Espaçolaser, pouco após sua estreia na B3 (B3SA3), havia comprado por R$ 942 milhões participações em outras 20 sociedades que já eram suas controladas, tornando-se, assim, dona de todo capital social das lojas.
A companhia começou a ser negociada na B3 no primeiro dia de fevereiro. Em sua oferta pública inicial de ações (IPO), a Espaçolaser levantou R$ 2,6 bilhões, sendo que 54% desses foram para o caixa da companhia, e foi avaliada em R$ 4,35 bilhões.
A própria empresa havia informado, em seu prospecto preliminar, que pretendia utilizar parte do capital para adquirir participações em controladas e para comprar unidades de franqueados. A Espaçolaser pretende também ampliar seus negócios.
A Espaçolaser terminou 2020 com 572 lojas, sendo 57 abertas apenas no último ano. Os investimentos feitos apenas no quarto trimestre foram de R$ 23,5 milhões, crescendo 25% na base anual. Em todo o ano, porém, por conta da crise causada pela covid-19, o capex foi de R$ 52,5 milhões, número 39,8% menor do que o registrado em 2019.