Espaçolaser (ESPA3) fecha em alta de 17,21% em sua estreia na B3
A Espaçolaser (ESPA3) encerrou o pregão deste segunda-feira (1) em alta de 17,21%, a R$ 20,98 em sua estreia na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) .
A Espaçolaser realizou uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) que levantou R$ 2,6 bilhões, fazendo com que seu market cap atingisse R$ 4,35 bilhões.
A companhia brasileira de depilação a laser havia fixado o preço por ação a R$ 17,90, no centro da faixa indicativa. A empresa será listada no Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa da B3.
De acordo com o prospecto da oferta, a companhia utilizará os recursos de sua oferta pública inicial de ações para:
- adquirir participações em controladas,
- comprar unidades de franqueados,
- ampliar seus negócios
A operação contou com uma oferta base de ações primárias (67.039.106), quando os recursos são direcionados para o caixa da empresa, e ações secundárias (55.517.754), parte do capital movimentado que irá para o bolso dos atuais investidores.
O lote adicional do IPO era de até 19.447.168 papéis, enquanto o lote adicional poderia atingir 18.383.529 ações, também de titularidade de acionistas vendedores. Do total extra de 37,83 milhões de ações, a companhia vendeu 66,13%, ou seja, cerca de 25,02 milhões.
A oferta foi coordenada por Itaú BBA, Santander (SANB11) e Goldman Sachs.
Sobre a Espaçolaser
A Espaçolaser se diz a maior empresa de depilação a laser do Brasil em termos de receita total, número de lojas e clientes atendidos, citando dados de pesquisa de mercado com fonte nos websites das companhias e Way-back Machine.
Criada há 16 anos, a empresa atingiu um faturamento de R$ 36 bilhões em 2020, com uma rede de 554 unidades interligadas, localizadas em todos os estados do Brasil, número que corresponde a um crescimento de 18,5 vezes o número de lojas da companhia nos últimos seis anos. São 3,6 milhões de clientes.
Em 2019, a rede de clínicas reportou um lucro líquido de R$ 65,380 milhões, ante um resultado de R$ 38,57 milhões no ano anterior. Na mesma base comparativa, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) saiu de R$ 104,68 milhões para R$ 217,77 milhões, um avanço de 108%.
Segundo a Espaçolaser, o mercado em que atua movimenta R$ 36 bilhões por ano, considerando os números de 2019, mas o espaço de crescimento ainda é grande. Isso porque o mercado de depilação a laser ainda é pouco difundido, atingindo apenas 4,9% da população brasileira. Estados Unidos e Espanha, por exemplo, atingem 20% e 50%, respectivamente.