A Espaçolaser (ESPA3) anotou um lucro líquido de R$ 75,2 milhões no primeiro trimestre desse ano, um avanço de 110,1% em comparação com o lucro reportado nos três primeiros meses de 2020.
No entanto, o lucro líquido ajustado da companhia somou R$ 31,653 milhões no período entre janeiro e março desse ano, avançando 29,8% na comparação ano a ano. A Espaçolaser explica que o avanço aconteceu, “principalmente em decorrência da melhora do resultado
operacional”.
Já a receita líquida da companhia somou R$ 176,8 milhões no primeiro trimestre desse ano, sendo 2,1% superior ao resultado apurado um ano antes, apesar do impacto da pandemia em vendas nos últimos 11 meses.
Ao mesmo tempo, o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado subiu 5,5% em relação aos três primeiros meses do ano passado, para R$ 61,6 milhões. Por sua vez, a margem Ebitda Ajustada subiu 1,1 ponto percentual, para R$ 34,8%, na mesma base comparativa.
Ao final de março desse ano, a companhia possuía 593 lojas Espaçolaser no Brasil, o que representa a abertura de 21 lojas no trimestre e 69 frente ao mesmo período de 2020.
Frente a isso, a empresa ampliou sua presença para oito novas cidades. “Enquanto em 2020, havíamos desacelerado nosso ritmo de crescimento por conta do surto da COVID-19, hoje temos a ciência de que nossas operações possuem a resiliência e robustez para retomar rapidamente”, diz a empresa.
A empresa adquiriu 49 das 78 franquias previstas no seu IPO, além de 4 franquias adicionais às 78, “internalizando o valor das lojas e abrindo espaço para expansão acelerada nas regiões em questão, além da consolidação das participações societárias das joint-ventures, ocorrida em 9 de fevereiro”.
Além disso, houve um avanço de 9,4% nas vendas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês), “impulsionados por um março bem mais
forte, por sua vez evidenciando a força da marca e evolução das vendas digitais”.
Goldman Sachs mantém recomendação de compra
Os analistas do Goldman Sachs destacaram que a Esaçolaser teve um bom conjunto de resultados no primeiro trimestre do ano.
O Goldman Sachs manteve a recomendação de compra, e salientou que embora acreditem que o mercado tem se concentrado em um desafio de curto prazo, impactado por restrições de mobilidade, eles mantém sua perspectiva positiva, com a companhia oferecendo exposição ao tema de reabertura.
Segundo os analistas, “apesar dos desafios liderado pela redução do tráfego nas lojas, Espacolaser conseguiu manter as vendas usando sua força de vendas e ferramentas digitais para acessar sua base de clientes”.
Cotação da Espaçolaser
Por volta das 15h35 dessa quarta-feira (12), a ação da Espaçolaser (ESPA3) operava em queda de 0,67%, valendo R$ 16,31.