Equatorial Energia (EQTL11) confirma participação em leilão da Cedae
A Equatorial Energia (EQTL3) noticiou no começo da manhã desta quarta-feira (28), através de fato relevante, que participará da concorrência pública, feita através de leilão, da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, a Cedae.
A participação Equatorial, que firmou um consórcio com a Sonel Ambiental para concorrer pelo ativo, é a maior novidade na disputa, mas não surpreende, uma vez que as duas empresas já haviam disputado em conjunto o leilão da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em setembro do ano passado, o qual não venceram.
Além da Equatorial, participam também do processo o BRK Ambiental, parceria entre Águas do Brasil e Vinci Partners, e um consórcio firmado entre a Iguá Saneamento e a Sabesp (SBSP3).
A entrega dos envelopes aconteceu ontem na sede da B3 (B3SA3) e o leilão deve acontecer na próxima sexta-feira (30), se nenhuma das diversas tentativas que correm para tentar impedir a concessão tiverem sucesso. O esperado, segundo comentários, é que ele aconteça com certa competição.
Foram 12 envelopes sendo que quatros blocos de concessão serão licitados. Os quatro lotes serão, provavelmente, o maior projeto de infraestrutura do país e envolvem o investimento de R$ 30 bilhões ao longo de 35 anos de contrato. Cada bloco tem um piso diferente e o valor mínimo de oferta pelos quatro, de forma somada, é de R$ 10,6 bilhões.
O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) chegou a suspender nesta segunda-feira (26) a realização do leilão por conta da falta da previsão sobre o destino dos quatro mil funcionários da empresa. O governo do Rio, porém, conseguiu derrubar a liminar no Supremo Tribunal Federal.
Iniciativa marca entrada da Equatorial em novo setor
A iniciativa da Equatorial marca a tentativa de entrar em um novo setor de atuação. Até então, a Holding controla apenas distribuidoras e geradoras de energia.