Algumas empresas como a Spotify Technology, a Match Group e a produtora do Fortnite, Epic Games, fizeram um acordo para tentar que operadores de lojas de aplicativos, como por exemplo a Apple (NASDAQ: AAPL), mudem algumas de suas regras de mercado.
De acordo com a Coalition for App Fairness, organização que conta como membro fundador a produtora do Fortnite, os desenvolvedores de software acabam pagando comissões exorbitantes para a maioria das lojas de aplicativos, através de compras que os usuários fazem digitalmente. Nesse sentido, a organização projeta buscar mudanças regulatórias relacionadas ao modo pelo qual as companhias operam as lojas de aplicativos.
Além disso, a organização aponta que grande parte das lojas de apps reprime a concorrência proporcionando vantagens injustas aos seus serviços e produtos próprios.
Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!
Frente a isso, a organização destacou ao ‘The Wall Street Jounal’ que “as plataformas controladoras de acesso que operam essas lojas de apps não devem abusar do controle de que desfrutam e precisam respeitar regras que garantam que seus comportamentos promovam um mercado competitivo e ofereçam escolhas equitativas aos consumidores”.
A Apple, por sua vez, salientou que a remuneração que a loja de apps recebe está de acordo com a comissão que é cobrada por outros mercados.
Contudo, cabe lembrar que a discussão sobre as normas das lojas de aplicativos já está ocorrendo em um tribunal federal norte-americano na Califórnia.
Coalition for App Fairness
Sobre a união anunciada pelas companhias, um porta-voz da Coalition for App Fairness informou ao ‘The Wall Street Journal’ que foi estabelecida em agosto desse ano após conversas entre os desenvolvedores sobre as lojas de aplicativos. Frente a isso, apontou que a coalização não teve origem devido ao processo movido pela Epic Games conta a Apple e o Google.
Além disso, alguns dos outros membros fundadores da Coalition for App Fairness são:
- Deezer
- Match Group
- Prepear
- Spotify
Em seu site a organização explica que foi fundada “por empresas líderes do setor para defender a liberdade de escolha e a concorrência justa em todo o ecossistema de aplicativos.”
Fortnite vs Apple
Nas últimas semanas o mundo dos gamers assistiu ao começo de uma batalha entre titãs: de um lado o popularíssimo jogo Fortnite, do outro a gigante Apple, que decretou seu banimento de sua loja virtual.
A “culpa” do app teria sido aquela de criar um novo sistema de pagamentos próprio, para evitar a taxa de 30% cobrada pela Apple sobre as compras realizadas em seu store. Basicamente os usuários passaram a poder baixar o Fortnite e realizar compras direto com o programa, sem passar pela empresa de Cupertino.