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Entenda a polêmica por trás da Joyy, grupo de tecnologia acusado de fraude nos EUA

Likee, plataforma de compartilhamento de vídeos curtos da Joyy

Likee, plataforma de compartilhamento de vídeos curtos da Joyy

As ações do grupo de tecnologia chinês Joyy (NASDAQ: YY) enfrentam uma verdadeira montanha-russa depois que um vendedor a descoberto acusou a plataforma de vídeos de fraude, em uma das polêmicas mais quentes de Wall Street.

A questão tem início na última quarta-feira (18), quando a Muddy Waters Research publicou um relatório alegando que “aproximadamente” 84% das receitas consolidadas reportadas pela Joyy “aparentam ser fraudulentas”.

“Concluímos que os negócios componentes da YY são uma fração do tamanho que reporta, e que as métricas de usuários, receitas e saldos de caixa reportados pela empresa são predominantemente fraudulentos. Nossas conclusões se aplicam não apenas ao legado do negócio YY Live, mas também ao Bigo, o negócio de namoro online de YY, e realmente a tudo o que essas pessoas tocaram”, diz o documento.

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A divulgação do relatório não pegou bem para a plataforma de mídia social e os papéis da companhia entraram em queda livre, fechando o pregão regular de quarta-feira com uma desvalorização de mais de 26%.

Além disso, a nota foi publicada poucos dias após o gigante chinês de tecnologia Baidu anunciar um acordo de US$ 3,6 bilhões (o equivalente a R$ 19,368 bilhões) para comprar a plataforma de transmissão ao vivo da Joyy, a YY Live. No documento, a Muddy Waters defende que a mídia é “90% fraudulenta” e sinaliza que o que o Baidu tentando comprar o crescimento na forma de um “negócio quase completamente falso”.

Três supostos métodos de fraude

No relatório, o vendedor a descoberto comunica três métodos principais pelos quais a Joyy comete fraudes. O primeiro consiste na utilização de bots, associados aos próprios servidores da companhia e disfarçados de usuários pagantes, chegaram a cerca de metade do total de todos os presentes enviados da plataforma.

Em seguida, a Muddy Waters alega que artistas e influenciadores que detém os melhores desempenhos da mídia, e “supostamente ganham dezenas de milhões de RMB [Renminbi, a moeda corrente da China] por ano”, têm em realidade muitas vezes salários fixos.

Por fim, o short-seller acusa os grandes proprietários de canais, que gerenciam os artistas e são compostos principalmente por ex-funcionários da Joyy, de estarem “claramente ‘dentro’ do esquema”. Nesse sentido, a Muddy Waters argumenta que as demonstrações do relatório bureau de crédito da China para os cinco maiores proprietários de canais mostram uma receita combinada de 2018 de apenas cerca de 15% do que a Joyy reporta.

Joyy tenta refutar relatório da Muddy Waters

Um dia após a acusação de fraude, a plataforma de rede social saiu em sua defesa argumentando que o documento divulgado pelo vendedor a descoberto estava cheio de “erros, declarações sem base e conclusões e interpretações enganosas”.

“O relatório da Muddy Waters mostra sua falta de conhecimento básico da indústria de transmissão ao vivo na China”, disse Joyy em um comunicado. Para refutar de fato as alegações, a companhia informou que está “aberta” verificação e diligência a ser conduzida por consultores terceirizados.

Com isso, as ações da companhia na bolsa automática dos Estados Unidos recuperaram suas perdas é fecharam a sessão da quinta-feira (19) em alta de mais de 17%, o maior salto desde novembro de 2017.

O movimento, no entanto, não continuou hoje. Às 16h46 desta sexta-feira, as ações da Joyy negociadas na Nasdaq caiam 1,27%, a US$ 85,02. Agora, podemos apenas esperar quais serão os próximos passos nessa disputa.

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