Enjoei (ENJU3): prejuízo cresce no quarto trimestre, mas dados operacionais avançam
A Enjoei (ENJU3) registrou um prejuízo de R$ 18,8 milhões no quarto trimestre de 2020. O número é 72% maior do que o prejuízo do mesmo período de 2019, em que a companhia registrou uma baixa de R$ 12,8 milhões.
Em seu primeiro balanço trimestral, divulgado na noite desta terça-feira (30), após ter estreado na B3 em novembro do ano passado, a Enjoei divulgou também seu prejuízo no consolidado do ano, que ficou em R$ 24,3 milhões, diminuindo 57% na base anual.
O Ebitda (lucros antes de juros, impstos, depreciação e amortização) ajustado da Enjoie no quarto trimestre, desconsiderando o plano de pagamento de ações, em que R$ 11,5 milhões foram gastos, ficou negativo em R$ 7,32 milhões. No consolidado do ano, esse número foi negativo em 12,8 milhões.
O prejuízo da Enjoei cresceu nos últimos trimestres mesmo com a receita líquida avançando, chegando a R$ 29,6 milhões no intervalo de outubro a dezembro, alta de 75% na base anual. No consolidado do ano, a receita avançou 48%, saindo de R$ 53,7 milhões para R$ 79,6 milhões.
O crescimento da receita é explicado pelo avanço operacional do site, que viu o seu volume bruto de mercadoria (GMV) do quarto trimestre avançar 95%, chegando a R$ 162 milhões. O número de compradores no site cresceu 105%, chegando a 209 mil, e o de vendedores cadastrados, 74%, para 110 mil. O total de pessoas que possuem o aplicativo da Enjoei instalado chegou a 5,1 milhões, quadruplicando em um ano.
Despesas da Enjoei também avançam
Por outro lado, se a receita cresceu, a Enjoei também não economizou nas despesas, que saltaram de R$ 17,4 milhões no quarto trimestre de 2019 para R$ 30 milhões no quarto trimestre de 2020. Os gastos gerais e administrativos foram a principal alta, saindo de R$ 5,7 milhões para R$ 20 milhões – sendo 31% gastos com salários e encargos, 31% em remuneração em ações e 15% em tecnologia.
A companhia viu também o custo do serviço que presta aumentar 68%, atingindo R$ 19,2 milhões. No consolidado do ano, o avanço foi de 40%, para R$ 51,42 milhões, o que, segundo a Enjoei, mostra uma tendência de alta em linha com o crescimento da receita.