A Enjoei (ENJU3) divulgou nesta segunda-feira (10) sua prévia operacional do quarto trimestre desse ano. A companhia encerrou o trimestre com um GMV (volume bruto de mercadoria) total de R$ 251 milhões, alta de 55% na comparação ano a ano.
No acumulado de 2021, o GMV da Enjoei somou R$ 826 milhões, o que representa um crescimento de 67% em comparação com 2020, quando o GMV alcançou R$ 495 milhões.
A companhia atribuiu o crescimento do último trimestre do ano, principalmente, à retomada dos investimentos em branding, com veiculação da nova campanha em TV e OOH (Out of Home) e bom desempenho na Black Friday.
“Também anunciamos, em dezembro de 2021, uma atualização na política comercial para nossos vendedores (em vigência desde 04/01/22), ajustando a comissão variável de 13% para 18%, mas mantendo os benefícios de início de jornada. Com isso, esperamos uma recomposição de take rate e margens a partir do 1T22”, lembra a companhia.
Além disso, o número de novos compradores cresceu 17%, para 735 mil em 2021, contra 629 mil em 2020. Contudo, no quarto trimestre, o número de novos compradores alcançou 190 mil, o que representa uma queda de 9,3% na comparação anualizada.
Já o número de novos vendedores passou de 542 mil em 2020, para 826 mil no ano passado, uma alta de 53%. No quarto trimestre de 2021, o resultado foi de 206 mil, 7% a mais que no último trimestre de 2020.
O número de produtos publicados cresceu 37% entre 2020 e 2021, para 15,1 milhões. Só no quarto trimestre, o avanço foi de 15%, para 3,8 milhões, segundo a prévia operacional.
Além disso, a companhia reforçou no documento que não prosseguirá com a divulgação de resultados preliminares nos próximos trimestres. “Entendemos que a prévia operacional não transmite, de uma maneira ampla, a dinâmica dos negócios da companhia, podendo gerar dificuldade de interpretação da evolução dos nossos números”, destaca a Enjoei.
Última cotação da Enjoei
A ação da Enjoei (ENJU3) encerrou o pregão de hoje em queda de 4,10%, valendo R$ 2,32, antes da divulgação dos dados prévios.