A Enjoei (ENJU3) comunicou ao mercado que a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) aprovou a compra da Gringa, plataforma online da atriz Fiorella Mattheis que atua na intermediação da venda de artigos de luxo de segunda mão, sob a curadoria de uma equipe especializada.
Em dezembro, a Enjoei havia comunicado a aquisição e faltava apenas aprovação dos acionistas. A plataforma de venda de roupas e acessórios de secondhand comprou 95% da Gringa pelo valor de R$ 14,2 milhões.
O valor está sujeito a ajustes usuais e deve ser pago em duas parcelas anuais, sendo ainda prevista uma parcela adicional, contingente e variável, a ser apurada após o encerramento do exercício social de 2024.
Conforme a Enjoei, a Gringa apresentou, em outubro de 2021 anualizado, um Volume Bruto de Mercadoria (GMV, em inglês) de R$ 18 milhões, um crescimento histórico de 330% ano contra ano, e mais de 140 mil visitas na plataforma por mês.
“Com a aquisição da Gringa, a companhia reforça sua estratégia de crescimento ao ampliar o seu sortimento e se posiciona no crescente e rentável mercado de luxo, continuando a incentivar a extensão da vida útil dos produtos e a promoção da economia circular”, informou o fato relevante.
A operação permite, ainda, a exploração do mercado a partir de uma nova marca, com os atributos necessários para esse público, ampliando o espectro de ticket médio das transações do Enjoei.
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A Enjoei tomou uma decisão no início de 2021: abrir mão de margens para aumentar o número de vendedores. Com mais “lojistas virtuais”, a plataforma tem a ambição de conseguir clientes que gastem mais na plataforma ao longo do tempo.
A lógica é que dessa maneira se consegue maior oferta de produtos e, assim, pode-se atrair um público que gasta mais nas compras eletrônicas. A expectativa é de que, em 2022, esse investimento resulte pouco a pouco em redução do prejuízo da plataforma. Por enquanto ele só cresce: no quarto trimestre de 2021, a empresa registrou piora de 56,7% na última linha do balanço.
A primeira parte do plano da empresa parece ter dado certo. A Enjoei aumentou em 50% a sua base de vendedores, chegando a 1 milhão. Enquanto isso, o número de transações por cliente cresceu 17%. Na Receita Bruta da companhia, o aumento foi de 8,2%, chegando a R$ 32,8 milhões. O GMV cresceu 27%.
No entanto, a melhora na rentabilidade da empresa ainda não apareceu. Houve uma piora de 56,7% no prejuízo recorrente da companhia, que chegou a R$ 33,7 milhões. O Ebitda Ajustado da Enjoei foi negativo em R$ 31 milhões, piora de 246% ante ao reajustado operacional de um ano atrás. Tiê Lima explica que essa melhora deve aparecer mais claramente ao longo de 2022, mas que as bases para essa virada paulatina já foram lançadas.