A Eneva (ENEV3) comunicou nesta sexta-feira (11) que seu conselho de administração aprovou, no dia anterior, um novo programa de recompra de ações.
A Eneva informou, em fato relevante, que visa adquirir ações de sua emissão através de sua controlada Parnaíba II Geração de Energia, com o objetivo de cumprir as obrigações decorrentes de seu Plano de Incentivo de Remuneração de Longo Prazo Baseado em Ações.
A quantidade máxima de ações a serem adquiridas pela companhia energética é de até 1,07 milhão, o que corresponde a 0,34% das ações ordinárias emitidas, sendo que nenhuma delas é mantida em tesouraria pela empresa. Atualmente, existem 315.835.960 papéis em circulação.
O prazo máximo para a recompra de ações é até 18 meses a partir da aprovação pelo conselho de administração, isto é, 10 de junho de 2022, cabendo à diretoria definir quando a operação será efetivamente executada.
A instituição financeira que atuará como intermediária será a XP Investimentos.
Eneva ainda poderá aprovar desdobramento de ações
Ainda de acordo com o fato relevante, a Eneva informou que há a possibilidade de aprovação de um desdobramento de ações na proporção de um para quatro, “visando adequar o preço da ação a um patamar mais acessível a todos os investidores”. A decisão será feita em assembleia geral, ainda a ser convocada.
Caso seja aprovado o desdobramento e ainda não tenha sido encerrado o programa de recompra, a quantidade máxima de ações a serem adquiridas poderá subir para até 4,28 milhões
Última cotação
Por volta das 15h40, as ações da Eneva, negociadas com o código “ENEV3”, operavam em alta de 0,44%, cotadas a R$ 56,96. Já o Ibovespa, índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), registravam uma queda de 0,40%, cotado a 114.673,19 pontos.