O ministro da economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (27) que considera a energia renovável como uma pauta de enorme potencial e que pode favorecer investimentos do Brasil. A declaração do ministro foi feita durante entrevista realizada por Tiago Reis, fundador da Suno Research.
Guedes afirmou que o Brasil é uma gigantesca fronteira de investimentos e que o mundo está em fase de transição da “economia cinza” para a economia verde, sobretudo quando se trata de energia renovável.
Além disso, o ministro da Economia destacou que países relevantes no cenário internacional vêm mostrando uma tendência em diminuir a dependência de suas economias em combustíveis fósseis, focando na adoção de alternativas biossustentáveis.
Desse modo, setores que incluem pautas dessa natureza poderiam trazer maiores retornos ao investidor, já que existe a possibilidade de investir em companhias que alocam capital em projetos voltados à energia renovável e sustentabilidade.
Ao ser questionado por Reis sobre os setores mais promissores da economia do Brasil para os próximos anos, Guedes destacou que “mesmo áreas que eram consideradas complexas e difíceis, se tornaram segmentos importantes de investimento privado, como educação, saúde e saneamento”.
Deixou claro que o setor de energia renovável é um dos que mais chamam a sua atenção, sendo um dos segmentos com maior potencial de trazer retorno ao investidor no futuro.
“Brasil vai ser o grande produtor de hidrogênio verde”, diz Guedes
Para Guedes, a energia eólica tem um futuro promissor, com grande potencial de crescimento, sobretudo no que se refere a investimentos.
Explicou que empresas europeias consideram o nordeste brasileiro como a região ideal para a geração de energia eólica. Devido às suas condições naturais em relação ao vento, a região poderia oferecer um custo de manutenção reduzido das hélices de captação.
Assim, o Brasil poderia ser o grande produtor de hidrogênio verde, considerado pelo ministro como o “combustível do futuro”.
“O mundo todo vai em direção ao hidrogênio verde, à medida que o Brasil pode ser o produtor de mais baixo custo”, afirma Guedes sobre o hidrogênio gerado através de energia renovável.
O objetivo do ministro da economia é que o Brasil atraia a atenção de empresas do mercado externo, tendo a possibilidade de abrir capital na bolsa brasileira, a partir de projetos em andamento que visam a busca desses investidores interessados em projetos de energia renovável.