Enel planeja vender Coelce (COCE5) para focar em SP e no RJ
A Enel pretende vender a sua participação majoritária no comando da Coelce (COCE5), distribuidora de energia que atende ao Estado do Ceará. Nesta terça (22), a empresa italiana informou esse objetivo e afirmou que deseja focar sua atuação no mercado brasileiro em São Paulo e no Rio de Janeiro.
No novo plano estratégico da companhia, a multinacional de energia explicou que deseja sair de países como a Argentina, a Romênia e o Peru. Assim, o foco de atuação da Enel será no Brasil, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Espanha e Itália.
“Isso vai melhorar nossa resiliência a potenciais turbulências futuras e ampliar nossa criação de valor, beneficiando todos os nossos públicos-alvo e acelerando a independência energética dos nossos países-alvo”, ressaltou Franceso Starace, presidente da companhia.
Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Coelce ressaltou que a venda trata-se de uma possibilidade e que ainda não foram tomadas iniciativas concretas para essa negociação.
“A companhia esclarece que a conveniência e oportunidade de alienação das ações de sua emissão é decisão que cabe exclusivamente aos seus acionistas. A companhia informa que, se e quando for o caso, qualquer operação dependerá da obtenção das aprovações necessárias e observará os termos da regulamentação aplicável”, destacou o Fato Relevante divulgado pela Coelce.
Novo foco da Enel
De acordo com a Enel, a venda da concessão do Ceará tem como objetivo “ampliar o foco nas redes de distribuição nas megacidades”, e a expectativa é que a operação seja finalizada até o fim de 2023.
Em setembro, a multinacional anunciou a venda da distribuidora goiana Celg-D por R$ 1,6 bilhão. A operação foi adquirida pela Equatorial (EQTL3).
No planejamento internacional da Enel, cerca de 90% dos novos investimentos serão feitos nos Estados Unidos, Espanha e Itália. O plano da multinacional para os próximos três anos é destinar metade dos aportes para a geração de energia, 40% para demandas de distribuição, e os 10% restantes em serviços ao consumidor.
Impacto no mercado
Por volta das 11h50, as ações da Coelce registravam alta de 18,08% na B3, com o impacto da notícia da venda da companhia pela Enel.