A Enel Green Power construirá um mega-parque de energia solar no Piauí.
A empresa italiana, o maior operador particular do setor elétrico no Brasil, realizará seu maior parque eólico no estado do Nordeste. A Enel Green Power tem projetos para produção e exploração de energias renováveis no nos municípios de São Gonçalo do Gurguéia e Lagoa do Barro. A meta é produzir mais de 1,3 GW de Projetos de Geração de Energia Renovável no Piauí. O investimento total previsto é de cerca de R$ 1 bilhão.
Saiba mais: Enel vende 3 usinas renováveis no Nordeste para empresa chinesa
“Será o maior parque solar do mundo, em São Gonçalo do Gurguéia”, afirmou diz Lucile Moura, assessora para assuntos estratégicos do Governo, “É um parque que vai gerar 476 megawatts (MW) de energia, distribuído em nove subparques”. Segundo a Moura, a empresa já teria obtido a licença ambiental, licença de instalação e estaria instalando o canteiro de obra no local.
A Enel tem uma política de implantação de parques solares em que aproveitam o leilão para expandir a capacidade de geração. O objetivo é, em seguida, vender energia para o mercado.
No Piauí, a empresa italiana ampliará para 878 megawatts, sendo que 476 MW, para atender o que foi contratado no leilão. Além disso, a Enel gerará também 402 MW para vender.
Em São Gonçalo, o parque terá 13 subparques. Desses, 9 servirão para atender ao contrato decorrente do leilão, com data e prazo definidos para entrega. A produção dos outros 4 subparques será comercializada.
Enel no Brasil
O Enel Green Power é uma subsidiária do Grupo Enel. A empresa possui no Brasil uma capacidade instalada total de mais de 2,9 GW provenientes de fontes renováveis. Desses, 842 MW são de energia eólica, 820 MW de energia solar fotovoltaica e 1.269 MW de energia hídrica. Além disso, a empresa tem também mais de 1 GW em execução no Brasil. Uma capacidade de geração obtida nos leilões de 2017.