A Enauta (ENAT3) comunicou nesta terça-feira (26), por meio de fato relevante, o retorno da operação de um dos poços produtores do Campo de Atlanta.
A interrupção preventiva da produção se deve a falhas nos aquecedores de óleo, que segundo informações preliminares, poderiam comprometer o seu funcionamento. A informações foi divulgada pela Enauta em novembro do ano passado.
De acordo com documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Sistema de Produção Antecipada do Campo de Atlanta conta com três poços produtores conectados ao FPSO Petrojarl I:
- O poço 7-ATL-4HB-RJS retornou com produção inicial de aproximadamente 11,0mil barris de óleo por dia.
- O poço 7-ATL-3H-RJS está previsto para retornar ainda no primeiro trimestre deste ano com produção inicial esperada em torno de 10,0 mil barris de óleo por dia.
- O poço 7-ATL-2HP-RJS está previsto para retornar em meados deste ano.
Com isso, a Enauta disse estimar que a produção média diária do Campo de Atlanta para o ano de 2021 atinja 14,0 mil barris de óleo por dia, “com margem de variação de 10% negativa ou positiva quando verificada a média diária em base anual”. “A projeção de forma nenhuma constitui, garante ou prevê resultados”, acrescentou a companhia.
Enauta assume 100% do Campo de Atlanta
Em dezembro do ano passado, a Enauta informou que celebrou acordo com a Barra Energia para assumir 100% do Bloco BS-4, concessão que abrange o Campo de Atlanta.
A transferência dos 50% da Barra Energia para a Enauta já foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas ainda depende de aval da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O acordo entre as empresas prevê que a Barra Energia transferirá US$ 43,9 milhões para a Enauta como pagamento pelas operações de abandono dos três poços e futuro descomissionamento do campo.
Última cotação
As ações ordinárias da Enauta encerraram o pregão desta terça-feira em queda de 0,69%, cotadas a R$ 11,59. O Ibovespa, índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), caiu 0,78%, a 116.464,06 pontos.