A petroleira Enauta (ENAT3) anunciou, por meio de fato relevante, que irá interromper a sua produção em dois poços do Campo de Atlanta, nesta terça-feira (6).
Segundo o comunicado da Enauta, um dos dois poços deverá retomar a produção na segunda metade de julho, ao passo que outro deve retornar somente em agosto deste ano.
“Por ora, não é esperada mudança material no intervalo de produção divulgado anteriormente pela companhia”, disse a companhia, no documento arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Ainda na semana passada, a companhia previu uma duplicação da sua produção de petróleo após a assinatura de aditivo concluindo o processo de transferência dos 50% de participação da Barra Energia, que pagou US$ 43 milhões à petroleira.
A transação é referente às operações de abandono futuro de três poços e ao descomissionamento das facilidades existentes no Campo de Atlanta, em junho de 2021
A rubrica do documento, segundo a Enauta, fez com que a companhia passasse a reconhecer 100% dos resultados do campo de Atlanta em suas demonstrações financeiras – em vez de 50% de participação, conforme anteriormente.
A mudança previa um aumento de 9 mil para 18 mil barris de petróleo ao dia, com a possibilidade de 22,5 mil com a integração de um terceiro poço.
“Adicionalmente, estão em andamento atividades para ampliar a capacidade de tratamento de água no FPSO e aumentar a produção de óleo, com a conclusão da primeira etapa prevista até o final deste ano”, disse a Enauta no fato relevante, datado do dia 28 de junho.
Além disso, a petroleira também estuda a possibilidade um quarto poço no Campo. A operação já era prevista, mas a Enauta visa a antecipação da perfuração.
Enauta despenca 3,2%
Com a divulgação do fato relevante, a Enauta vê suas ações caírem em 3,32%, deixando o acumulado mensal em 1,34% de alta. Desde o início de 2021, foram 54,2% de valorização dos papéis.