A Enauta (ENAT3) anunciou nesta quarta-feira (14) que foi retomada a produção no Campo de Atlanta, localizado na Bacia de Santos, por meio do poço 7-ATL-2HP-RJS. A produção em Atlanta havia sido interrompida preventivamente no fim de agosto.
Com a notícia, ações da Enauta sobem 4% no intradia desta quarta.
“Ao longo desse mês, será feito o comissionamento da nova unidade de tratamento de água com aumento de capacidade e ocorrerá a estabilização da produção de Atlanta”, diz o comunicado da Enauta arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A Enauta acrescenta que, durante a parada foram realizados trabalhos de inspeção e adequação da plataforma (FPSO) Petrojarl I para extensão do contrato de afretamento por um período adicional de até dois anos.
“Ao longo dos próximos meses essas atividades serão concluídas, de forma a permitir que, até o final do ano, a entidade classificadora possa avaliar a condição geral do FPSO e confirmar a extensão de sua vida útil”, segue o comunicado.
Vale lembrar que o Campo de Atlanta é operado pela sua subsidiária integral, Enauta Energia S.A., que detém 100% do ativo do campo.
A empresa também destacou que durante essa pausa foram atendidas demandas do Ministério do Trabalho, e realizados trabalhos de inspeção e adequação do FPSO Petrojarl I, para extensão do contrato de afretamento por um período adicional de até dois anos.
As paradas em Atlanta ocorreram por conta de a petroleira ter encontrado problemas em algumas das seções do mangote do campo.
Além disso, em meados de julho outras paradas foram registradas, ocasionando uma baixa de 52,3% em relação ao mês anterior por conta de outra parada programada de Atlanta, que é 100% operada pela subsidiária Enauta Energia.
Desempenho de ações da Enauta
Segundo dados do Status Invest, os dividendos da Enauta é de 10,1%, com R$ 1,7 pagos por ação nos últimos 12 meses.
Os papéis da empresa somam 2,2% de queda nos últimos 30 dias. Desde o início do ano, a Enauta sobe 25,6%, contudo.