Empresa de serviços funerários Cortel protocola pedido de IPO
A Cortel Holding, que possui atuação na cadeia de atendimento do setor de luto, protocolou nesta segunda-feira (23) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seu pedido para registro de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
Conforme prospecto preliminar, o grupo Cortel visa uma oferta pública de distribuição primária, quando os recursos vão para o caixa da empresa; e secundária, aquela na qual os acionistas vendem fatias de suas participações na companhia.
Os principais acionistas vendedores são as pessoas físicas José Elias Flores Júnior, que detém 25,509%; Maria Angelica de Souza Flores (11,21%); Espólio de Maria Elias Souza (10,86%) e o fundo de investimento imobiliário (FII) Brazilian Graveyard (16,20%).
A Cortel informou que pretende utilizar os recursos líquidos captados por meio da oferta para a aquisição de outras empresas do mesmo setor de atuação.
“O foco da companhia está na aquisição de ativos em regiões com baixo atendimento profissional de cemitérios e serviços funerários, em cidades com população acima de 500 mil habitantes e com PIB per capita elevado em relação à média brasileira”, salientou a Cortel.
A operação será realizada no Brasil sob coordenação da XP (o Coordenador Líder e Agente Estabilizador).
Perfil e números da Cortel Holding
Posicionada nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas, a companhia possui um portfólio de marcas que incluem o Ser Previdente Planos de Assistência Funeral, a Previr, empresa de serviços funerários, e o Cremapet, braço atuante na cremação de animais de estimação.
“Com um modelo de negócios eficiente, integrado e bastante verticalizado, a Companhia conta com ativos estrategicamente localizados em áreas de maior poder aquisitivo, garantindo maior previsibilidade e recorrência de receita em seus produtos e serviços”, destacou a Cortel.
A empresa conta com uma plataforma “full-service” de produtos e serviços atrelados ao luto. Segundo documento, com 10 cemitérios, a Cortel possui “serviços e produtos que abrangem diversas categorias, desde opções mais básicas que buscam atender as classes sociais menos favorecidas, até os produtos premium, que possuem como público-alvo as classes mais elevadas. ”
Em 2019, a companhia registrou um lucro líquido de R$ 13,387 milhões, contra um lucro de R$ 18,670 milhões no ano anterior. Na mesma base de comparação, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) caiu de R$ 35,773 para R$ 27,585 milhões.
Já a receita líquida da Cortel saiu de R$ 87,557 milhões em 2018 para R$ 83,837 milhões no ano passado.