Empresa dá sumiço em milhões em criptomoedas com CEO criado por IA
Imagine: você é um investidor interessado no crescente mercado de criptomoedas. Sem muitos cabelos brancos, é atraído pela ideia de um robô de investimento, o qual poderia negociar automaticamente conforme o seu perfil e sua estratégia. Após um tempo, encontra uma empresa cujos serviços são precisamente o que estava esperando. O CEO, Mark Jensen, mostra experiência e passa confiança. Por que não embarcar, certo? Esse foi golpe do DeTrade Fund, com um executivo boa pinta que nunca chegou a nascer.
De acordo com o Cointimes, a companhia de criptomoedas apostou pesado na confiança do público a partir das recorrentes aparições do CEO Mark Jensen em vídeos institucionais. O diretor, contudo, nunca teria sido visto. Pior, seu rosto teria sido construído por uma inteligência artificial.
O esquema do DeTrade Fund teria conseguido arrecadas cerca de 1438 ethers (ETH), uma criptomoeda com cotação próxima de US$ 2.504,54, segundo o CoinMarketCap. A esse valor, o golpe teria arrancado R$ 19,57 milhões das vítimas.
Mas como elas poderiam cair em algo tão trivial? O DeTrade Fund não se contentou em criar um personalidade apenas para as redes sociais. Segundo o Cointimes, a empresa também abriu os bolsos para registrar negócio com a Companies House —a agência governamental britânica responsável por registros empresariais — e organizar releases para a imprensa.
CEO some junto com criptomoedas
Ainda conforme o site, o DeTrade Fund se apoiaram na confiança depositada por pessoas em rostos humanos, nas feições e expressões de um igual.
Mas a farsa não durou muito. Um usuário no Twitter estranhou glitches no vídeo do suposto CEO, através dos quais seria possível notar características de computação gráfica.
Look at the video of the “CEO” of DeTrade Fund which just rugged.. the audio is a little delayed because of screen record but you can tell that the video is glitchy and hes an AI. This needs to be shared to everybody so we can be more careful in the future #defi #crypto #uniswap pic.twitter.com/Q7Fu1nnD3h
— The DeFi Zeus (@DefiZeus) December 11, 2020
A empresa de criptomoedas desapareceu em 12 de dezembro.