Embraer (EMBR3) vende jato Praetor 600 para companhia alemã
A Embraer (EMBR3) informou nesta terça-feira (11) que assinou um contrato com a Aerodata AG, da Alemanha, para a venda de um jato Praetor 600 a ser convertido em uma aeronave de inspeção em voo, para cumprimento de uma variedade de diferentes missões.
A entrega à Aerodata está prevista para 2022, quando será iniciada a instalação dos sistemas e equipamentos necessários à execução das missões, segundo a Embraer.
De acordo com comunicado da fabricante brasileira, a aeronave Praetor 600, de última geração, “cumpre totalmente com os requisitos de alto nível do operador final e está preparada para a instalação do mais moderno sistema de inspeção em voo da Aerodata”.
Após a modificação, o avião será entregue e operado pelo Ministério de Terra, Infraestrutura e Transporte na Coreia do Sul, que conduziu a licitação internacional para a aquisição e será o usuário final.
“Esta é a primeira vez que a Embraer realiza a venda de uma aeronave para este tipo de missão fora do Brasil, criando oportunidades de mercado para as inovadoras soluções da empresa utilizando o atual portfólio de produtos”, afirma a companhia no comunicado.
O contrato com a Aerodata também inclui treinamento para pilotos e mecânicos e um pacote de suporte inicial para o usuário final.
A aeronave será equipada pela Embraer com alguns opcionais, como sistemas de comunicação de última geração, capacidade de operação sem papel e recursos adicionais de interior.
Embraer e Breeze Airways, novata low-cost, firmam contrato de longo prazo
Além disso, a Embraer informou na última terça-feira (4) que assinou um contrato de longo prazo com a Breeze Airways, aérea de baixo custo (low-cost) dos Estados Unidos, para o Programa Pool de suporte que fornecerá uma grande variedade de componentes reparáveis para a frota de jatos E190 e E195 da companhia.
O acordo inclui cobertura total de reparação de componentes e peças, assim como acesso a um grande estoque no centro de distribuição da Embraer, apoiando o início da operação da companhia aérea.
“Estamos muito felizes em estender nossa parceria com a Embraer para incluir o Programa Pool, confirmando não apenas que teremos acesso imediato a um estoque de peças de forma mais eficiente, mas melhora muito nossa manutenção de aeronaves e confiabilidade de cronograma, reduzindo também nosso investimento inicial e permitindo um gerenciamento mais eficiente de nosso estoque de peças de reposição”, disse em nota o vice-presidente de Operações Técnicas e Programa de Frota da Breeze Airways, Amir Nasruddin.
(Com informações do Estadão Conteúdo)