A Embraer (EMBR3) e a Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO), assinaram nesta terça-feira (14) um acordo para desenvolvimentos de produtos e serviços de defesa e de dupla utilização nos domínios aéreo, marítimo, terrestre e espacial. O memorando inclui ainda pesquisa conjunta, desenvolvimento de tecnologias e processos de inovação.
O acordo tem o objetivo de estender e aprofundar as relações comerciais de longo prazo durante a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias-chave para aplicações de defesa.
Os desenvolvimentos podem fazer parte de futuras capacidades das plataformas existentes da Embraer, como o C-390 Millennium, além de novas aeronaves, veículos e sistemas. O memorando também busca o fortalecimento da cooperação entre a Embraer e a TNO na Holanda e no Brasil.
“Acreditamos que este documento pode gerar muito valor para ambas as partes. Vemos uma grande sinergia entre a TNO e a Embraer, relacionada à complementaridade de experiência da nossa empresa em defesa e segurança”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer.
“Podemos avançar em áreas de pesquisa como autonomia e inteligência artificial, as quais são muito importantes para nós”, completou.
Embraer (EMBR3) recebe encomenda de 50 táxis aéreo da Sydney Seaplanes
A Eve Urban Air Mobility Solutions (Eve), da Embraer (EMBR3), e a Sydney Seaplanes, empresa da Austrália, anunciaram uma parceria para iniciar a implantação de operações de táxi aéreo elétrico na região da grande Sydney. A Sydney Seaplanes encomendou 50 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs) da Eve, com entregas previstas a partir de 2026.
Segundo a Embraer, a nova parceria acelera o turismo mais sustentável na região da grande Sydney usando aviação 100% elétrica com emissão zero.
“Ainda sujeito à consulta da comunidade, esperamos que alguns voos operem em nosso icônico terminal de aviação de Rose Bay, no Porto de Sydney. Esse serviço será um atrativo para o público em geral, o que nos permitirá abrir novas rotas, além do porto e em toda a região da grande Sydney”, disse em nota o CEO da Sydney Seaplanes, Aaron Shaw.
Cotação da Embraer
As ações da Embraer fecharam em queda de 0,04%, negociadas a R$ 20,63.