A Embraer (EMBR3) fechou um acordo com o Governo da República Tcheca, conforme anunciado nesta quarta-feira (2) pela fabricante de aeronaves.
O acordo da Embraer prevê a venda de duas aeronaves de transporte C-390 Millenium produzidas pela empresa.
O contrato é avaliado em 11,3 bilhões de coroas tchecas – o que dá cerca de US$ 493 milhões no câmbio atual.
Embraer entrega sétimo C-390 para a FAB
No dia 27 de setembro a empresa entregou a sétima aeronave multimissão C-390 Millennium ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
A entrega da Embraer ocorre no momento em que a Força Aérea Brasileira (FAB) comemora cinco anos de serviço do primeiro C-390, realizando uma ampla gama de missões militares e humanitárias ao redor do mundo.
A aeronave da Embraer possui capacidade de carga de 26 toneladas, velocidade de 470 nós e aviônicos de última geração.
O C-390 Millennium realiza uma ampla gama de missões militares e civis. Desde que entrou em operação com a FAB em 2019, foi utilizado para o transporte de suprimentos em meio à crise da covid-19 e participou de missões internacionais.
As ações incluem também realização de reabastecimento aéreo, repatriação de cidadãos brasileiros e combate a incêndio.
“Nos últimos cinco anos, o C-390 Millennium demonstrou qualidades operacionais, confiabilidade e versatilidade, executando as missões mais exigentes a qualquer hora, em qualquer lugar, com a Força Aérea Brasileira”, afirma Bosco da Costa Júnior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Além do Brasil o C-390 da Embraer já foi selecionado por forças de segurança de países como Portugal, Holanda, Áustria, Hungria, República Tcheca e Coréia do Sul.