A Embraer (EMBR3) acabou de fechar um acordo para o Programa Poll com a TAP Express, companhia subsidiária da TAP Air Portugal. A companhia brasileira também anunciou a assinatura de um acordo de longo prazo com a Air Montenegro.
O anúncio do acordo da Embraer se deu no MRO Europe, evento internacional de manutenção aeronáutica. O contrato inclui amplo suporte para componentes da frota de E-Jets da companhia aérea. Atualmente, o Programa Pool atende mais de 50 companhias aéreas em todo o mundo.
“Ao longo dos anos, o apoio da Embraer provou ser de enorme valor para nossa operação. Ter a Embraer ao nosso lado nos proporciona a tranquilidade necessário para podermos focar apenas nas operações do diárias para oferecer aos passageiros o nosso melhor serviço”, disse Valter Fernandes, Diretor Geral da TAP express na ocasião.
Segundo o documento da Embraer ao mercado, arquivado na Comissão de Valores Mobiliários, a CVM, o Programa Pool da permite às companhias aéreas minimizar investimentos iniciais em estoques e itens reparáveis de alto valor, aproveitando o conhecimento técnico da Embraer e sua vasta rede de prestadores de serviços de reparo de componentes.
“Os resultados são significativas economias em custos de reparo e manutenção de estoque, redução no espaço de armazenamento necessário e a virtual eliminação da necessidade de recursos exigidos para o gerenciamento de reparos, garantindo, ao mesmo tempo, os níveis de desempenho”, consta no comunicado.
A TAP era conhecida anteriormente como PGA-Portugália Airlines, e desde 1998 tem parceria com a Embraer para o suporte de seus componentes por meio do Programa Pool na operação de suas aeronaves ERJ 145.
Em 2016, a companhia aérea introduziu os E-Jets na sua frota, que atualmente conta com 13 jatos, e a parceria foi estendida para esse novo tipo de aeronave.
Embraer também fechou acordo com a americana Republic Airways
No fim da terça (19), a EmbraerX fechou um acordo de longo prazo com a Republic Airways para utilizar a plataforma de coordenação de manutenção Beacon.
No documento enviado à CVM a Embraer explica que a Beacon “apoiará todas as operações de manutenção e acelerará o tempo de retorno à operação da aeronave integrando a plataforma nas estações da Republic e incluirá cada um de seus provedores de manutenção de plantão.”
Além disso, a plataforma deve apoiar a transformação digital da companhia aérea.
A Republic Airways possui uma frota de 223 aeronaves e hoje é uma das maiores operadoras comerciais regionais dos Estados Unidos. A companhia opera voos regionais para as três maiores aéreas americanas.
No documento, a Embraer destacou ainda que a parceria da Beacon com a Republic começou em janeiro do ano passado, quando a aérea começou a usar a plataforma como primeiro clientes do segmento de aviação comercial nos Estados Unidos.
Cotação de EMBR3
Seguindo a tendência do Ibovespa, a ações da Embraer caem 1,84% no intradia, mas os movimentos recentes da empresa puxaram uma alta de 20,2% no último mês.
A alta vigorosa é vista desde meados de outubro do ano passado, quando a Embraer iniciou um rali de mais de 300% de alta, saindo do patamar de R$ 6 para mais de R$ 24.