A Embraer (EMBR3) propôs uma redução nos salários dos seus colaboradores em unidades locais, além de um lay off, medida que suspende temporariamente o contrato de trabalho devido aos impactos do coronavírus. A informação foi divulgada nessa quarta-feira (1) pelo Sindicato do Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.
Apenas alguns funcionários receberam a proposta de lay off. Para os colaboradores que atuam nas fábricas ou aqueles que têm a possibilidade de fazer home office, a Embraer sugere que haja uma redução na carga horária, assim como nos salários. As empresas afetadas com a determinação foram:
- Embraer;
- Yaborã;
- Eleb.
Saiba mais: Embraer (EMBR3) pode adiar entregas de aeronaves para 2021
Entretanto, o Sindicato já reivindica o direito a licença remunerada assim como a conservação dos salários dos trabalhadores.
Contudo, a Embraer concedeu férias coletivas aos seus trabalhadores. Desse modo as mudanças serão implantadas apenas após o fim desse período. Além disso a empresa e o Sindicato continuam debatendo sobre as decisões.
Embraer retomou atividades
Na última segunda-feira, a empresa anunciou que retomaria as atividades em algumas áreas consideradas “críticas”, como a fabricação e manutenção de aeronaves além das e operação de clientes. A paralisação tinha ocorrido em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19).
“Diante da função essencial que o setor de transporte vem exercendo no mundo para o combate à covid-19, a Embraer decidiu retomar operações críticas ao atendimento das necessidades dos clientes, dos serviços públicos e da população”, informa a Embraer em nota.
Saiba mais: Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo
A companhia destaca a importância da manutenção de aviões para o atual cenário.“Muitos [desses aviões] irão transportar suprimentos ou profissionais da saúde que prestam atendimento aos portadores da doença”.
O retorno dos funcionários que estão em férias coletivas deve ser no dia 13 de abril. A Embraer também fez um grupo de trabalho para auxiliar na criação de equipamentos e soluções que possam ajudar no combate ao coronavírus no Brasil. Assim, a empresa está fabricando peças para a industria de ventiladores e respiradores.
Notícias Relacionadas