O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta segunda-feira (10) que aprovou financiamento para a exportação de seis jatos comerciais E175 da Embraer (EMBR3) para a empresa americana SkyWest Airlines, maior companhia de transporte aéreo regional do mundo.
Segundo o banco, as aeronaves da Embraer serão entregues ainda este ano no âmbito de contrato comercial previamente celebrado com a empresa.
O financiamento foi de R$ 670 milhões e será feito por meio do BNDES Exim Pós-embarque, com desembolsos realizados em reais no Brasil em favor da Embraer.
A SkyWest assumirá o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES, gerando divisas para o Brasil. O setor aeronáutico é considerado estratégico devido ao seu alto valor agregado em conteúdo tecnológico, inovação e capacitação de mão de obra.
O seguro prevê que, em caso de inadimplência por parte do devedor, as seguradoras honrem o serviço da dívida enquanto durar o default (predefinição).
Financiamento
O seguro de crédito privado da ANPI também aumenta a flexibilidade e velocidade de implementação do financiamento entre as partes para os compradores das aeronaves da Embraer.
Segundo a nota, o apoio do BNDES às exportações da Embraer foi iniciado em 1997 e possibilita condições de competitividade similares às de suas concorrentes internacionais, que também contam com financiamentos dos bancos de desenvolvimento e agências de crédito à exportação (Export Credit Agencies) dos seus respectivos países.
Cliente do BNDES desde 1998, e da Embraer desde 1986, a SkyWest é operadora da maior frota mundial do jato E175, com 232 aeronaves E175. Desde 1998, o BNDES celebrou dez contratos de financiamentos com a SkyWest para aquisição de 200 aeronaves, das quais 18 EMB120 e 175 E175 já foram entregues e 7 E175 que ainda serão entregues.
Cotação da Embraer
Nesta segunda, as ações da Embraer encerraram o pregão do Ibovespa em alta de 1,13%, cotadas a R$ 12,50.
(Com informações da Agência Brasil)