A Embraer (EMBR3) anunciou nesta terça-feira (11) que sua controlada Eve e a Falko Regional Aircraft, líder global em leasing de aeronaves comerciais regionais, divulgaram uma carta de intenções que contempla um pedido potencial de 200 aeronaves de decolagem e pouso vertical elétrico (eVTOL) da Eve e uma parceria comercial para desenvolver uma rede global de operadoras de eVTOL em apoio às missões de mobilidade aérea urbana.
A parceria entre as companhias iniciará com o estabelecimento de um grupo de trabalho para colaborar com os operadores existentes da Falko no desenvolvimento inicial de rotas onde as aeronaves de Eve podem ser implantadas em mercados primários de utilização.
A Embraer também destaca que, utilizando o portfólio de produtos da Eve, também serão introduzidos o software de gerenciamento de tráfego aéreo de última geração, bem como capacidades de serviços e atendimento às operações de frota para criar uma malha aérea dimensionada e segura para cada operador da Falko que utilizar aeronaves da Eve.
“É com muita satisfação que anuncio este grande desenvolvimento em nosso longo e bem-sucedido relacionamento com a Embraer. Estamos muito entusiasmados pela parceria estratégica com a Eve, que faz parte do nosso esforço para estar na vanguarda da sustentabilidade no setor de aviação. Acreditamos firmemente nas perspectivas do mercado de eVTOL e que a Eve, com o apoio da experiência da Embraer na fabricação, certificação e suporte de aeronaves, será uma das líderes deste mercado”, afirma Jeremy Barnes, CEO da Falko.
Desde 2014, Falko tem cooperado com a Embraer. A empresa escolheu a Eve como parceira de mobilidade aérea urbana devido ao histórico comprovado da Embraer de mais de 52 anos, na certificação de aeronaves.
Por fim, a Embraer ressalta em comunicado que a parceria fortalece a posição no mercado global de mobilidade aérea urbana da Eve, ampliando a base potencial de operadoras, além de aumentar a capacidade de fornecer soluções da empresa.