A Embraer (EMBR3) entregou um total de 28 jatos no terceiro trimestre de 2020 e encerrou setembro com uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 15,1 bilhões.
Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as entregas corresponderam a sete jatos comerciais e 21 executivos (19 leves e dois grandes).
O volume de entregas reportado representa uma queda expressiva na comparação anual.
No terceiro trimestre de 2019, a Embraer divulgou a entrega de 44 aviões, sendo 17 jatos comerciais e 27 executivos. O recuo de 44 para 28 aviões representa uma baixa de 36%.
A carteira de pedidos firmes a entregar em 30 de setembro do ano passado totalizava US$ 16,2 bilhões.
No comunicado divulgado hoje, a Embraer disse que as entregas feitas em 2020 somam 59 unidades. Já no material de divulgação do mesmo período do anterior, as vendas acumuladas de 2019 somavam 117 unidades nesta altura do ano.
Embraer firmou parceria
No último dia 15, a Embraer anuanciou o lançamento de uma nova empresa, a Eve Urban Air Mobility Solutions, focada no desenvolvimento de soluções de mobilidade da aérea urbana.
Segundo a fabricante de aviões, a nova empresa trabalhará em projetos que envolvem diretamente a Embraer, como o desenvolvimento e a homologação de um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL), o carro voador. O conceito do carro voador foi apresentado em novembro do ano passado pela EmbraerX, durante o Uber Elevate Summit 2019.
Além da Embraer, a Boeing e Airbus estão entre as empresas na corrida para produzir carros ou drones voadores que carregam pacotes. O intuito das empresas é criar produtos para um novo cenário da indústria aeroespacial.
A Boeing passou a criar protótipos depois de comprar a Aurora Flight Sciences, em 2017. No entanto, entre os projetos está incluso o novo táxi voador junto a Uber. Além disso, a Boeing Next, que cuida da mobilidade urbana da fabricante, contratou a Aurora para projetar o protótipo.
No entanto, ainda não foram divulgadas previsões para a chegada destes veículos da Boeing ou da Embraer no mercado.