A fabricante de aviões brasileira, Embraer (EMBR3), lançou nesta quinta-feira (15) uma nova empresa, a Eve Urban Air Mobility Solutions, focada no desenvolvimento de soluções de mobilidade da aérea urbana.
De acordo com a fabricante de aviões, a nova empresa trabalhará em projetos que envolvem diretamente a Embraer, como o desenvolvimento e a homologação de um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL), o carro voador. O conceito do carro voador foi apresentado em novembro do ano passado pela EmbraerX, durante o Uber Elevate Summit 2019.
A Eve foi incubada por quase quatro anos na EmbraerX, sua aceleradora de projetos a qual é sediada na Flórida. Além disso, a Eve atuará como uma companhia independente, mas será presidida por André Stein, que idealizou a EmbraerX.
Embraer entra na corrida para criar carros voadores
Além da Embraer, a Boeing e Airbus estão entre as empresas na corrida para produzir carros ou drones voadores que carregam pacotes. O intuito das empresas é criar produtos para um novo cenário da indústria aeroespacial.
A Boeing passou a criar protótipos depois de comprar a Aurora Flight Sciences, em 2017. No entanto, entre os projetos está incluso o novo táxi voador junto a Uber. Além disso, a Boeing Next, que cuida da mobilidade urbana da fabricante, contratou a Aurora para projetar o protótipo.
Além do carro voador, a Next também projetou um veículo totalmente elétrico para transportar carga, realizando testes internos em 2019 do produto. O veículo pode transportar até 220 kg.
Veja Também: Embraer (EMBR3) pagará benefícios aos demitidos até junho do ano que vem
Outras empresas que estão na corrida para desenvolver os carros voadores:
- Vahana;
- Intel;
- EHang.
Entretanto, ainda não foram divulgadas previsões para a chegada destes veículos da Boeing ou da Embraer no mercado.