A Embraer (EMBR3) comunicou ao mercado nesta quinta-feira (6) que a SalamAir, companhia aérea de baixo custo de Omã, no Oriente Médio, assinou um pedido firme para compra seis jatos E195-E2, com direito de compra para outras seis aeronaves.
Em nota, a Embraer detalha que o E195-E2 será entregue a partir do final de 2023, com configuração com 135 assentos com duas classes de serviço. O negócio está avaliado em US$ 934,6 milhões, a preço de lista, com todas as opções sendo exercidas.
A operação será adicionada à carteira de pedidos firmes da Embraer do terceiro trimestre de 2022 (3T22).
Segundo a Embraer, a companhia aérea optou pelo E195-E2 para complementar sua frota de narrowbodies da Airbus em função dos benefícios e da flexibilidade proporcionados pelo dimensionamento adequado da frota. Além disso, a escolha possibilita o aumento das frequências e rotas, desenvolvendo novos mercados de forma lucrativa.
A nova frota será usada inicialmente em voos domésticos, incluindo quatro campos petrolíferos e quatro aeroportos internacionais dentro de Omã. “À medida que recebermos mais aeronaves, poderemos usá-las em aeroportos regionais em países vizinhos, que hoje não estão conectados a Omã”, disse o executivo.
“É ótimo estar crescendo no Oriente Médio, uma região que normalmente concentra viagens de longa distância”, destaca Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
A SalamAir iniciou suas operações comerciais em 2017, com a intenção de estabelecer novos padrões na indústria da aviação em Omã. A SalamAir atende à crescente demanda do país por opções de viagens acessíveis. Em cinco anos, a SalamAir cresceu suas operações e ampliou o alcance na região. Atualmente a empresa opera seis A320neo, quatro A321neo e um cargueiro Airbus A321.
Na visão dos analistas do Itaú BBA, a venda é positiva para a Embraer, apesar do pedido ser de tamanho moderado, “ele transmite a mensagem positiva de que os clientes que usam a Airbus estão pensando em comprar modelos da Embraer”, diz o relatório.
A SalamAir atualmente opera apenas A320 aeronaves da família e disse que os novos E195-E2 estão alinhados com o dimensionamento correto da empresa estratégia, com a característica de ser a aeronave mais eficiente do ponto de vista ambiental, segundo o BBA.
Cotação da Embraer
No fechamento do mercado, as ações da Embraer subiram 1,98%, a R$ 12,86. No ano, acumulam queda de 49,05%.
(Com informações do Estadão Conteúdo)