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Embraer (EMBR3) avança em regulação de ‘carro voador’

Embraer subiu mais de 100% em 2021 com melhora de perspectiva e impulsão das statups de 'carros voadores' - Foto: Divulgação

Embraer teve melhora de perspectiva em 2021 com parceria da startups de 'carros voadores' - Foto: Divulgação

Uma das empresas da Embraer (EMBR3), a Eve formalizou processo de obtenção de  certificado para o projeto do eVTOL – modelo popularmente conhecido como ‘carro voador’ – junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Com isso, a Eve oficializa o compromisso de demonstrar cumprimento com os padrões técnicos internacionais e requisitos de aeronavegabilidade obrigatórios para a certificação das aeronaves da Embraer.

Com o apoio da Anac, a Eve dará continuidade às interações com as principais autoridades aeronáuticas estrangeiras, formalizando em breve o processo de validação do certificado de acordo com a sua estratégia global de negócio.

“Do ponto de vista da regulação há muito trabalho a ser feito, não somente em relação à tecnologia da aeronave, mas também na definição de todo ecossistema”, diz Roberto Honorato, superintendente de aeronavegabilidade da Anac.

O eVTOL da Eve é uma aeronave de pouso e decolagem vertical totalmente elétrica. De acordo com a Embraer, o modelo, projetado com foco nos usuários, proporcionará um transporte confortável, com baixo ruído e zero emissões de carbono.

“A formalização do processo de certificação do eVTOL é um passo importante para a continuidade das discussões que vêm sendo realizadas entre Eve e ANAC em direção à certificação do veículo para mobilidade urbana”, aponta Luiz Felipe Valentini, diretor de tecnologia da Eve.

Em dezembro do ano passado, a Eve e a Sydney Seaplanes, empresa da Austrália, anunciaram uma parceria para iniciar a implantação de operações de táxi aéreo elétrico na cidade de Sydney, com uma encomenda inicial de 50 aeronaves a ser entregue a partir de 2026.

Parceira da Embraer foi um dos principais drivers de 2021

Em 2021 a Eve foi um dos principais gatilhos para altas de ações da fabricante de aeronaves.

Ainda recentemente a companhia anunciou que tanto a Eve quanto a Falko Regional Aircraft, líder global em leasing de aeronaves comerciais regionais, divulgaram uma carta de intenções que contempla um pedido potencial de 200 aeronaves de decolagem e pouso vertical elétrico (eVTOL) da Eve e uma parceria comercial para desenvolver uma rede global de operadoras de eVTOL em apoio às missões de mobilidade aérea urbana.

A parceria entre as companhias iniciará com o estabelecimento de um grupo de trabalho para colaborar com os operadores existentes da Falko no desenvolvimento inicial de rotas onde as aeronaves de Eve podem ser implantadas em mercados primários de utilização.

A maior parte da alta dos papéis veio a partir de agosto, com o anúncio do reforço da parceria para desenvolver um “ecossistema robusto” de mobilidade aérea urbana na região da Ásia-Pacífico. No dia, o papel subiu cerca de 5%.

IPO da Eve no radar

O diretor financeiro da Embraer, Eduardo Couto, afirmou que a Eve, empresa de mobilidade aérea urbana da companhia, deve ser listada na Bolsa de Nova York (NYSE) a partir do segundo semestre.

No final do ano passado, a fusão da Eve com a americana Zanite Acquisition tinha previsão de fechamento no segundo trimestre deste ano. A avaliação da Zanite ficou em US$ 2,4 bilhões.

De acordo com o diretor, a operação é relativamente nova para companhias brasileiras, que mistura uma oferta pública de ações (IPO) com fusão e aquisição.

“A Eve se junta a uma empresa já listada, a Zanite, que tem cerca de US$ 237 milhões de caixa, e a operação traz mais US$ 305 milhões em dinheiro novo”, disse Couto, durante evento realizado pelo Credit Suisse.

Dessa forma, com a transação, a Eve, empresa na qual a Embraer terá participação de 80% após a fusão, está levantando mais de US$ 500 milhões em caixa para desenvolver seu projeto de veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Os recursos serão aportados por investidores financeiros e estratégicos.

Com informações do Estadão Conteúdo

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