A Embraer (EMBR3) informou que entregou 75 aeronaves no quarto trimestre de 2024, um crescimento de 27% em relação ao trimestre anterior. Após a divulgação dos números, o BTG Pactual emitiu um relatório reforçando recomendação de compra para a companhia.
No acumulado de 2024, a Embraer entregou 206 aeronaves, representando um aumento de 14% na base anual. O segmento de aviação comercial teve papel fundamental nesse resultado, com 31 entregas no quarto trimestre, totalizando 73 unidades ao longo do ano.
Esse número está no limite superior da projeção revisada (de 70 a 73 aeronaves) e dentro do intervalo inicial de 72 a 80 unidades.
Na aviação executiva, a Embraer também obteve resultados sólidos, entregando 44 jatos no quarto trimestre e 130 no ano, atingindo o ponto médio da meta estipulada entre 125 e 135 unidades.
Já no segmento de Defesa e Segurança, foram entregues três aeronaves C-390 Millennium, um avanço em relação às duas unidades de 2023, mas ligeiramente abaixo das expectativas de mercado, que projetavam de quatro a cinco entregas.
A divulgação dos resultados da Embraer foi antecipada e, segundo o BTG, dissipou preocupações sobre possíveis atrasos nas entregas do quarto trimestre.
Além das entregas robustas, a casa espera que a EMBR3 apresente também e um backlog expressivo, impulsionado por novos pedidos no segmento de defesa.
Os analistas também projetam resultados financeiros sólidos para a Embraer no 4T, com potencial de superação nas estimativas de fluxo de caixa livre (FCF), graças às contribuições de pagamentos antecipados (PDPs).
A casa afirma que a empresa segue em uma posição competitiva favorável, sustentada pela demanda resiliente, exposição cambial positiva e um mercado propício.
Assim, apesar da valorização expressiva das ações nos últimos 12 meses (+113%), o BTG Pactual continua otimista e reforça recomendação de compra para as ações da Embraer, com preço-alvo de US$ 47 para as ADRs negociadas em Nova York.
Por volta das 11h desta quarta-feira (08), a Embraer operava estável no Ibovespa, com as ações cotadas a R$ 58,06.