Entregas em alta: analistas explicam por que esperam voos mais altos para a Embraer (EMBR3)

No terceiro trimestre, a Embraer (EMBR3) entregou um total de 33 jatos. A companhia ainda reiterou sua estimativa de entregas (guidance) para este ano. Os analistas da XP consideram que a empresa reportou números operacionais mais fracos do que o esperado, mas reforçam visão positiva sobre a Embraer.

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Entre julho e setembro, a Embraer entregou 10% mais jatos em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 10 jatos comerciais e 23 executivos (15 leves e oito médios).

Os analistas da XP esperavam que a Embraer realizasse 13 entregas do segmento comercial, além de 24 executivas.

No acumulado deste ano, a Embraer entregou um total de 79 aeronaves. Deste total, são 27 comerciais e 52 executivas. Isso representa uma redução de 8% em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

Ao citar que os números operacionais da Embraer no terceiro trimestre foram mais fracos do que o esperado, a XP explicou que as entregas deste ano até setembro totalizaram somente 49% do extremo interior do guidance da empresa para 2022.

De qualquer modo, a Embraer reiterou sua previsão para este ano, “sugerindo que as entregas devem ser mais concentradas no 4T22 este ano”, de acordo com a XP.

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Carteira de pedidos da Embraer

No fechamento do terceiro trimestre, a carteira de pedidos firmes (backlog) chegou a US$ 17,8 bilhões, o que representa uma estabilidade em comparação ao trimestre anterior, e alta de 6% na base anual.

Os analistas da XP comentam que, em geral, a aviação comercial teve um desempenho negativo de 5% na comparação anual.

Ao observar o mix de aeronaves, as encomendas E-195 (E2) melhoraram 22% em relação a 2201, “apoiadas por ordens da Salam Air e Porter no trimestre, mas não foram suficientes para compensar a redução do E-175 (-32% YoY), impactada negativamente pelos cancelamentos da Republic Airlines”.

Valuation da Embraer

Os analistas da XP observam a Embraer sendo negociada em 5,8x 2023 EV/Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), nível abaixo de sua média histórica de 7,9x.

Ao excluir a participação da Embraer na Eve próximo a US$ 2,2 bilhões, a XP vê os negócios tradicionais da companhia sendo negociados em 1,8x EV/EBITDA em 2023, ou 3,9x se considerar um desconto de valuation alinhado com o desempenho de outras empresas eVTOL desde o anúncio da fusão da Eve em 21 de dezembro de 2021.

A XP considera esse patamar “excessivamente barato (implicando ainda mais potencial à medida que o segmento de aviação comercial da Embraer continue a se recuperar)”.

Cotação da Embraer nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (7), mesmo dia da publicação dos números operacionais, a Embraer apresentou queda na bolsa de valores brasileira. Os ativos encerraram em baixa de 1,55%, a R$ 13,33.

No acumulado deste mês, os papéis registram desvalorização de 3,05%. No ano, a redução chega a 46,29%.

Os resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre da Embraer devem ser divulgados em 14 de novembro.

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Silvio Suehiro

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