A Embraer (EMBR3) anunciou nesta quarta-feira (29) um acordo com a Porter Airlines para a venda de até 25 aeronaves da família E195-E2, em um negócio avaliado em US$ 2,1 bilhões.
Segundo a Embraer, o novo pedido se soma aos 50 jatos já encomendados pela companhia aérea canadense. Os jatos selecionados pela Porter Airlines têm capacidade para até 146 assentos.
A Porter utilizará a sua frota de jatos da Embraer para ampliar seu serviço de destinos na América do Norte.
A encomenda entrou para a carteira de pedidos firmes da fabricante brasileira do quarto trimestre de 2023. A data de entrega das aeronaves da Embraer não foi divulgada.
“O começo da operação com o E195-E2 marcou o início de nova era. A aeronave tem superado as nossas expectativas desde a entrada em operação, especialmente pelo baixo consumo de combustível e o alto nível de satisfação dos nossos clientes, que têm desfrutado de viagens tranquilas e confortáveis. Os 25 jatos adicionais permitirão a expansão de nossa malha para mais destinos em toda a América do Norte”, afirma Michael Deluce, Presidente e CEO da Porter Airlines.
Embraer (EMBR3) e estatal da Arábia Saudita assinam acordo no setor de defesa e segurança
A Embraer e a Saudi Arabian Military Industries (Sami), estatal de defesa da Arábia Saudita, assinaram um memorando de entendimento para cooperar em defesa e segurança. O acordo também visa promover o cargueiro C-390, da fabricante brasileira.
Em comunicado, a Embraer afirmou que as empresas trabalharão para estabelecer uma ampla capacidade de manutenção das aeronaves da fabricante brasileira no país. Neste sentido, ambas também têm como alvo o estabelecimento de um centro regional de manutenção, reparo e revisão, além de uma linha de montagem final para a aeronave na Arábia Saudita.
O acordo também visa expandir a presença operacional de ambas as companhias no país do Oriente Médio e prestar apoio ao ministério da defesa do reino. A Embraer e a Sami se engajarão ainda em atividades de treinamento, que possibilitarão a abertura de novas oportunidades no setor aeroespacial na região.
Desempenho das ações de Embraer
Cotação EMBR3