Ícone do site Suno Notícias

Fim do embate: Biden e Kevin McCarthy chegam a acordo sobre teto da dívida dos EUA

Presidente Joe Biden andando em evento nos EUA, onde acaba de anunciar sua recandidatura para 2024

Joe Biden anunciou que vai em busca da reeleição nos EUA em 2024 - Foto: Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, chegaram a um acordo final no domingo (28), sobre o aumento do teto da dívida do país. Agora, os dois trabalham para garantir votos republicanos e democratas suficientes para a aprovação.

“Boas notícias”, declarou Biden na noite deste domingo na Casa Branca. “O acordo evita a pior crise possível, um calote, pela primeira vez na história de nossa nação”, disse ele sobre o teto da dívida.

E acrescentou; “Retira a ameaça de um calote catastrófico da mesa.”

O presidente democrata e o porta-voz republicano conversaram um com o outro na noite de domingo, enquanto os negociadores corriam para redigir o texto do projeto de lei para que os legisladores pudessem revisar os compromissos que nem a extrema direita nem a esquerda apoiariam.

A medida deverá ser votada na próxima quarta-feira, 31.

Os líderes estão trabalhando para obter apoio do meio político enquanto o Congresso se apressa em votar o projeto de aumento do teto da dívida norte-americana antes do prazo de 5 de junho, para evitar um calote federal.

O presidente dos Estados Unidos instou os dois partidos no Congresso a se unirem para uma aprovação rápida.

“McCarthy e eu deixamos claro desde o início que o único caminho a seguir era um acordo bipartidário”, disse Biden sobre o teto da dívida.

Com Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile