Elon Musk: Tesla (TSLA34) faz recall de 2 milhões de carros para corrigir falhas no piloto automático

A Tesla (TSLA34), do bilionário Elon Musk, informou que fará um recall de mais de 2 milhões de veículos após o principal regulador de segurança automotiva dos Estados Unidos determinar que seu sistema de copiloto automático, o Autopilot, não faz o suficiente para evitar o uso indevido.

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A mudança ocorre após uma investigação de defeitos que durou anos feita pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês), que permanecerá aberta enquanto a agência monitora a eficácia das correções da Tesla (TSLA34).

Um porta-voz da NHTSA disse que a investigação descobriu que os meios da Tesla para manter os motoristas engajados eram inadequados.

O que diz a Tesla sobre o problema nos veículos?

A Tesla disse em seu relatório de recall que esperava começar a implantar um software de atualização para incorporar controles e alertas adicionais a partir da última terça-feira (12).

O recall é o segundo deste ano envolvendo os sistemas de direção automatizada da Tesla, que estão sob crescente escrutínio após centenas de acidentes – alguns dos quais resultaram em mortes.

Embora Elon Musk, CEO da Tesla, tenha previsto durante anos que a montadora estava prestes a oferecer autonomia completa, seus serviços de direção automática ainda exigem um motorista totalmente atento para manter as mãos no volante.

O piloto automático é padrão em todos os novos Tesla. Ele usa câmeras para combinar a velocidade do veículo com o tráfego ao redor e auxilia os motoristas na direção em faixas claramente marcadas.

A Tesla comercializa funcionalidades de nível superior que chama de FSD Beta desde o final de 2016. No final de 2022, Elon Musk sugeriu que a Tesla atualizaria o FSD Beta para dar a alguns motoristas a opção de desativar alertas para colocar as mãos no volante. A NHTSA pediu mais informações à empresa dias depois.

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Piloto automático da Tesla já causou acidentes

A NHTSA conduziu pela primeira vez uma investigação de defeitos do piloto automático da Tesla após um acidente fatal em 2016.

Suas duas investigações de defeitos em andamento – iniciadas em agosto de 2021 e fevereiro de 2022 – foram precipitadas por Teslas colidindo com veículos de primeiros socorros e freando repentinamente nas rodovias.

A agência abriu mais de 50 investigações especiais de acidentes envolvendo carros Tesla, suspeitos de estarem ligados ao piloto automático, com o ritmo das investigações aumentando sob a administração do presidente dos EUA Joe Biden.

Os reguladores que examinam os sistemas de condução da Tesla vão além da NHTSA. A empresa de Elon Musk divulgou em janeiro que recebeu pedidos de documentos do Departamento de Justiça relacionados ao Autopilot e ao FSD Beta. 

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Giovanni Porfírio Jacomino

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